- Nº 1985 (2011/12/15)

Frases

Frases

«Sem corar de vergonha, alguns dos protagonistas [da destruição das pescas nacionais], entre os quais o actual Presidente da República, à época primeiro-ministro, não se cansam hoje de clamar por um maior aproveitamento desse imenso recurso nacional que é o mar»

(Jerónimo de Sousa, Diário de Notícias, 12.12.11)

 

«O país não é Lisboa e Porto e Lisboa e Porto não são o seu centro. As companhias de teatro, aos quase 38 anos de democracia – o número do corte [orçamental] -, já deveriam ter-se convertido num sector público ágil em consonância articulada»

(Fernando Mora Ramos, Público, 12.12.11)

 

«O país da austeridade não é projecto, este só pode ser o da qualificação dos portugueses, do seu crescimento cultural, condição do económico. As artes são uma das vias da qualificação, na liberdade dos seus exercícios. E esta liberdade não se faz, em nenhum país europeu, fora de um quadro de estrutura pública.»

(Idem, ibidem)

 

«Preço das consultas nos hospitais vai triplicar em Janeiro»

(Título de 1.ª página, Diário de Notícias, 12.12.11)

 

«O que é proposto [na cimeira da UE] é tão absurdo que jamais se poderá realizar. A senhora Merkel e os seus reféns propõem deitar pela borda fora tudo o que está instituído nos tratados, que fazem da política económica e orçamental uma competência exclusiva dos Estados nacionais»

(Viriato Soromenho-Marques, ibidem)

 

«[PS, PSD e CDS estão] juntos de novo, no que é essencial, na declarada intenção de destruição do poder local democrático [incluída no Livro Verde para a Reforma da Administração Local]»

(Jerónimo de Sousa, Diário de Notícias, 11.12.11)

 

«O denominado Livro Verde (…) constitui um verdadeiro programa de subversão do poder local democrático, uma nova e mais despudorada tentativa de concretização da velha ambição dos partidos da política de direita de ajustar contas com uma das mais importantes conquistas de Abril.»

(Idem, ibidem)