Assembleias e plenários

A or­ga­ni­zação par­ti­dária deve cons­ti­tuir-se como uma ver­da­deira «co­missão de luta de massas». Esta foi uma das con­clu­sões da IX As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de São João da Ma­deira do PCP, re­a­li­zada no pas­sado sá­bado e que contou com a pre­sença de Carlos Gon­çalves, da Co­missão Po­lí­tica. Na as­sem­bleia foi eleita a nova Co­missão Con­ce­lhia, que ficou com­posta por 15 mem­bros.

Na re­so­lução po­lí­tica sa­li­enta-se que o con­celho, sendo «for­te­mente in­dus­tri­a­li­zado e de co­mércio e ser­viços», con­tinua a perder muitas das suas uni­dades in­dus­triais e co­mer­ciais, de que é exemplo em­ble­má­tico a Oliva.

Em Nan­terre re­a­lizou-se, no do­mingo, um ple­nário de mi­li­tantes do PCP na re­gião de Paris, no qual par­ti­cipou Rosa Ra­biais, do CC. Os emi­grantes co­mu­nistas cri­ti­caram du­ra­mente os cortes no En­sino do Por­tu­guês no Es­tran­geiro e na rede con­sular. Cortes esses que fazem dos emi­grantes e suas fa­mí­lias por­tu­gueses «de se­gunda», sem di­reito ao en­sino da sua pró­pria língua nem a ser­viços de qua­li­dade.

Do ple­nário saiu a de­ter­mi­nação do PCP de lutar – em Por­tugal como em França – pelo in­ves­ti­mento no en­sino da língua e pela con­so­li­dação da rede con­sular na­quele país onde vive mais de um mi­lhão de por­tu­gueses.



Mais artigos de: PCP

Causas cruciais para o futuro do País

O Se­cre­tário-geral do PCP de­dicou os dois dias do fim-de-se­mana a ou­tros tantos temas, de cru­cial im­por­tância para o fu­turo do País – o Poder Local De­mo­crá­tico e as pescas.

Garantir o direito a pescar

No domingo, Jerónimo de Sousa participou num debate promovido conjuntamente pelo Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu e pelo PCP sobre o futuro das pescas em Portugal e a reforma da Política Comum de Pescas....

Alpiarça

No dia em que o Governo confirmava a imposição do alargamento do horário de trabalho no sector privado em mais meia hora por dia, Jerónimo de Sousa, num jantar em Alpiarça promovido pela organização local do Partido, apelava à luta contra...

Novos e graves passos na extorsão da soberania

As con­clu­sões do Con­selho Eu­ropeu dos dias 8 e 9 me­re­ceram fortes crí­ticas da parte do PCP, que con­si­derou que dali saiu o agra­va­mento da con­cen­tração e cen­tra­li­zação do poder na União Eu­ro­peia.

Determinação que derruba os mais fortes portões

A fuga de oito des­ta­cados di­ri­gentes e mi­li­tantes co­mu­nistas do Forte de Ca­xias num carro blin­dado de Sa­lazar, a 4 de De­zembro de 1961, cons­ti­tuiu um rude golpe no apa­relho re­pres­sivo do re­gime fas­cista por­tu­guês e de­volveu à li­ber­dade e à luta va­li­osos qua­dros re­vo­lu­ci­o­ná­rios. Para o êxito desta fuga foi ne­ces­sária muita ima­gi­nação, co­ragem e fir­meza.

Alves Redol homenageado no Douro

Continua por todo o País a celebração do centenário do nascimento do escritor comunista Alves Redol. Depois da sessão pública em que participou o Secretário-geral do PCP, em Lisboa, e da homenagem da Comissão Concelhia de Vila Franca de...

Ermesinde

Foi inaugurado no passado dia 10 o novo Centro de Trabalho do PCP em Ermesinde, situado junto ao Parque Urbano. Participaram na inauguração mais de 50 militantes e amigos do Partido, que escutaram as intervenções de Adelino Soares, da Comissão Concelhia, e de...