- Nº 1986 (2011/12/22)

Saara Ocidental

Breves Intenacional

A CGTP-IN esteve no 13.º Congresso da Frente Polisário, realizado entre 15 e 19 de Dezembro, em Tifariti, na República Árabe Sarauí Democrática. João Torrado, membro do Conselho Nacional da Confederação, dirigiu-se aos mais de mil delegados presentes para lembrar que, desde a clandestinidade imposta pela ditadura fascista em Portugal, a CGTP «foi sempre solidária para com os povos em luta pela autodeterminação e independência».

Para mais, lembrou o dirigente da Inter na saudação, disponível na página da Internet da CGTP, «este é um princípio integrante da Constituição da República Portuguesa, que no seu artigo 7.º declara que “Portugal reconhece o direito dos povos à autodeterminação, independência e ao desenvolvimento, assim como o direito à insurreição contra todas as formas de opressão”».

Depois de fazer um balanço da actividade desenvolvida pela estrutura sindical portuguesa em defesa da causa saaraui, João Torrado garantiu aos delegados o firme compromisso da CGTP em prosseguir a luta contra a ocupação ilegal de Marrocos e a activa solidariedade dos trabalhadores portugueses para com a autodeterminação e independência do território.