Solidariedade com os trabalhadores dos Estaleiros Navais

Image 9816

Na úl­tima sessão da As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Ponte de Lima, re­a­li­zada no dia 24, os eleitos da CDU ma­ni­fes­taram a sua «pro­funda so­li­da­ri­e­dade» para com os tra­ba­lha­dores dos Es­ta­leiros Na­vais de Viana do Cas­telo (ENVC), que en­frentam «a maior ofen­siva da sua his­tória, fruto da má gestão das vá­rias ad­mi­nis­tra­ções no­me­adas quer pelos go­vernos do PS, quer do PSD/​CDS».

Numa in­ter­venção pro­fe­rida antes do pe­ríodo da ordem do dia, Sandra Mar­ga­rida Fer­nandes su­bli­nhou que os ENVC «gran­jeiam um forte pres­tígio na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal» e, pela sua di­mensão, «são há muitos anos a mais im­por­tante uni­dade in­dus­trial no dis­trito de Viana do Cas­telo, ver­da­deira ân­cora do de­sen­vol­vi­mento do Alto-Minho».

«O que se passa nos Es­ta­leiros Na­vais não é só ir­ra­ci­onal como também é quase ina­cre­di­tável. Estão os seus 650 tra­ba­lha­dores pa­ra­li­sados, quando há um con­trato as­si­nado há um ano para a cons­trução de dois na­vios que não está, pura e sim­ples­mente, a ser cum­prido», de­nun­ciou, pro­me­tendo, em nome do PCP, «tudo fazer» para im­pedir a pri­va­ti­zação da­quela em­presa.



Mais artigos de: Nacional

Um passo na liquidação de direitos<br>e no empobrecimento dos portugueses

A pro­posta de al­te­ração à Lei do Ar­ren­da­mento Ur­bano, apre­sen­tada pelo Go­verno, caso venha a ser apro­vada e pro­mul­gada, al­tera pro­fun­da­mente o quadro legal exis­tente, pre­vendo-se que mi­lhares de fa­mí­lias sejam su­ma­ri­a­mente des­pe­jadas, par­ti­cu­lar­mente as dos es­tratos mais ca­ren­ci­ados da po­pu­lação, e inú­meros pe­quenos es­ta­be­le­ci­mentos e lojas en­cer­rados. In­vo­cando falsos ob­jec­tivos e pres­su­postos, o que o Exe­cu­tivo PSD/​CDS tem em vista é ins­ti­tuir um in­dis­far­çável ins­tru­mento con­ce­bido para servir os in­te­resses dos se­nho­rios e do ca­pital fi­nan­ceiro e da sua ac­ti­vi­dade es­pe­cu­la­tiva no imo­bi­liário.

Calamidade nacional

A Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA) re­clama me­didas ex­cep­ci­o­nais que com­pensem os agri­cul­tores pelos pre­juízos cau­sados pela seca. O Go­verno su­bes­tima a gra­vi­dade da si­tu­ação.

Jovens defendem a Constituição

A Plataforma 35.º aniversário da Constituição da República Portuguesa (CRP) vai realizar, sábado, no Fórum Cultural do Seixal, um Encontro Nacional com o lema «Juventude com Futuro é com a Constituição do Presente». Esta iniciativa conta...

Não à guerra no Médio Oriente

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) lançou uma campanha que procura «sensibilizar, debater e informar» sobre a «cada vez mais real possibilidade de um ataque militar externo à Síria e ao Irão». No âmbito desta campanha,...

Produtores de arroz prejudicados pelo Governo

A Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal e os pequenos e médios agricultores da região, produtores de arroz que não possuem secadores, foram surpreendidos com o anúncio, pelo Governo, da venda em hasta pública, no dia 14 de Março, do Centro de...