- Nº 1997 (2012/03/8)

Despejos massivos

Breves Nacional

Numa nota à comunicação social, a Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL) voltou a criticar a aprovação na generalidade da proposta de lei do arrendamento, que vai facilitar os despejos e aumentar as rendas.

A sua posição será apresentada aos diferentes grupos parlamentares, com quem tem agendadas reuniões para esta semana. Entretanto, promoveu três dezenas de encontros com inquilinos e associações das regiões de Lisboa e de Setúbal, e organizou uma acção de protesto frente à Assembleia da República.

Segundo a AIL, esta lei foi «redigida para que a parte mais fraca do contrato, o inquilino, se tenha de submeter à parte mais forte, o senhorio, em todos os contratos existentes à data da sua publicação». «Esta alteração legislativa põe, efectivamente, em risco largos milhares de inquilinos dos sectores sociais mais desprotegidos. Zonas inteiras de cidades, como Lisboa, podem vir a ser alvo de despejos massivos», refere a Associação.