Utentes da saúde saem à rua

No dia 14 de Abril, por todo o País, terão lugar várias iniciativas em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com manifestações de utentes contra o aumento o aumento das taxas moderadoras, o fim do apoio ao transporte de doentes não urgentes para milhares de portugueses, o aumento do preço dos medicamentos e o encerramento de serviços de proximidade.

O MUSP (Movimento de Utentes dos Serviços Públicos), a CGTP-IN, sindicatos de profissionais de saúde, o MURPI (Confederação Nacional dos Reformados, Pensionistas e Idosos) e outras organizações sociais apelam aos portugueses para que travem uma «luta sem tréguas contra as políticas restritivas na saúde e a privatização do serviço público», a única solução para travar a «ofensiva» e «garantir a todos os portugueses sem excepção o acesso aos cuidados de saúde». «É nossa convicção de que só com um SNS, tal como está inscrito na Constituição da República Portuguesa, geral, universal e tendencialmente gratuito, pode ser garantido o acesso aos cuidados de saúde de todos os portugueses, factor decisivo para o desenvolvimento económico e social do nosso País», afirmam as organizações.



Mais artigos de: Nacional

Freguesias são escolas de democracia

Lisboa será, uma vez mais, no sábado, a capital da indignação, com os portugueses de todos os pontos do País a manifestarem-se contra a proposta de reforma administrativa do Governo (PSD/CDS) que prevê a extinção de um terço das freguesias. O protesto, promovido pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), inicia-se às 14.30 horas, no Marquês de Pombal e termina no Rossio.

Estudantes intensificam a luta

Por todo o País, assinalando o 50.º aniversário do Dia do Estudante, os alunos do ensino Secundário e Básico reivindicaram, no dia 21 de Março, uma escola pública, gratuita, de qualidade e democrática para todos.

Personalidades contra ingerência no Médio Oriente

Cinquenta personalidades de várias áreas da sociedade portuguesa, preocupadas com o desenrolar dos acontecimentos no Médio Oriente, em particular as tensões em torno da Síria e do Irão, repudiam a ingerência e a preparação de...

Solidariedade com Cuba

Mais de uma centena de pessoas participaram, há dias, na Casa do Alentejo, em Lisboa, numa acção de solidariedade com Cuba e de exigência pela libertação dos Cinco cubanos presos injustamente nos EUA. A iniciativa, promovida pela...