- Nº 2002 (2012/04/12)

Espionagem

Breves Intenacional

Os EUA admitem empregar métodos de vigilância massiva antes de desencadearem uma acção militar contra o Irão, disse esta segunda-feira, 9, uma fonte não identificada dos serviços de informação ao diário The Washington Post.
Segundo a fonte, a Agência de Segurança Nacional está a fazer esforços para implementar as operações de escuta contra altos funcionários iranianos, para além de prosseguir com as operações de aviões teledirigidos de vigilância que captam imagens de satélite das instalações nucleares do país, que as autoridades de Teerão garantem ser para fins pacíficos.
Entretanto a Marinha dos EUA enviou um segundo porta-aviões para a região do Golfo Pérsico. Com o destacamento do USS Enterprise, movido a energia nuclear, a par com o USS Abraham Lincoln, esta é a quarta vez na última década que a Marinha norte-americana tem dois porta-aviões a operar ao mesmo tempo na região. Segundo a comandante da 5.ª Esquadra, Amy Derrick-Frost, sediada no Bahrein, o destacamento de um segundo porta-aviões é «rotina» e não constitui uma resposta «a qualquer ameaça».