Líbia

Caos sem fim

Um grupo de mi­li­ci­anos ocupa, desde sá­bado, 29, o ae­ro­porto da ci­dade de Benghazi, na Líba. O con­tin­gente ar­mado exige ao go­verno de­sig­nado pelo au­to­de­no­mi­nado Con­selho Na­ci­onal de Tran­sição (CNT) o cum­pri­mento das pro­messas de dis­tri­buição do poder e for­tuna, ale­ga­da­mente feitas no início da re­volta ar­mada contra o re­gime líbio.

A acção de força surge na sequência de uma série de ini­ci­a­tivas vi­o­lentas na ci­dade con­si­de­rada bas­tião da in­sur­reição no ter­ri­tório, a úl­tima das quais feriu com gra­vi­dade quatro pes­soas na sequência da ex­plosão de uma bomba junto a um tri­bunal.

Os ocu­pantes do ae­ro­porto afirmam que só aban­donam a infra-es­tru­tura quando o exe­cu­tivo sa­tis­fizer as suas rei­vin­di­ca­ções, mas, na ver­dade, o ga­bi­nete li­de­rado por Abdel Rahim El-Keib foi des­ti­tuído pelo CNT na quarta-feira, 25, se­gundo in­for­ma­ções di­vul­gadas pela Lusa.

En­tre­tanto, El-Keib acusou pu­bli­ca­mente o CNT de en­tor­pecer o pro­cesso «elei­toral» para a As­sem­bleia Cons­ti­tuinte, con­vo­cado para o pró­ximo dia 19 de Junho.

Para além de Benghazi, ou­tros pontos do ter­ri­tório líbio con­ti­nuam a ser sa­cu­didos por com­bates, que al­gumas fontes ga­rantem ser entre fac­ções ri­vais afectas ao poder ins­ti­tuído pela agressão da NATO, e ou­tras con­si­deram de­mons­trar a re­sis­tência a esse mesmo poder.

É o caso das lo­ca­li­dades de Zuwarah e Riq­dalin, no No­ro­este, ou da ci­dade de Sabah, no Sul, onde o con­flito já terá pro­vo­cado cerca de 150 ví­timas mor­tais.



Mais artigos de: Internacional

80 mil manifestam-se no Chile

Mi­lhares de chi­lenos exi­giram em San­tiago, dia 25, re­formas pro­fundas no sis­tema de En­sino e pro­me­teram que o mo­vi­mento rei­vin­di­ca­tivo vai es­tender-se a ou­tras áreas, igual­mente sub­ju­gadas à acu­mu­lação de ca­pital pri­vado e não aos in­te­resses do povo e do País.

Lei antiterrorista é arma contra os trabalhadores

Or­ga­ni­za­ções po­lí­ticas e so­ciais pa­quis­ta­nesas exigem a li­ber­tação de seis sin­di­ca­listas, con­de­nados a 590 anos de prisão por vi­o­lação da le­gis­lação an­ti­ter­ro­rista em vigor no país.

Cem mil assinalam política anti-imperialista

Mais de cem mil argentinos participaram, sexta-feira, 27, num acto público de saudação à política anti-imperialista desencadeada com a vitória eleitoral de Néstor Kirchner nas presidenciais realizadas em 2003, justamente no dia 27 de Abril. Na...

Portagens urbanas suspensas

Um tribunal da província de Gauteng ordenou a suspensão da introdução de portagens em 185 quilómetros de auto-estradas em torno das cidades de Joanesburgo e Pretória. A decisão judicial impede a entrada em vigor de 49 portais electrónicos, cuja...

PC Sudanês pede solidariedade

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Sudanês apela à solidariedade internacional para com o seu órgão central, o Al-Midan, e a todos os partidos comunistas e operários e forças democráticas para que condenem a perseguição a que tem sido...

PCP saúda PCF

O Secretariado do Comité Central do PCP enviou ao Comité Nacional do Partido Comunista Francês uma saudação «pelos resultados eleitorais do candidato apoiado pelo vosso partido na primeira volta das presidenciais». «Um tal resultado, que exprime uma grande vontade de...

Quando é preciso ganhar as eleições e algo mais...

À medida que se aproxima a data das eleições presidenciais – 7 de Outubro – e aparece cada vez mais nítida a vantagem de Hugo Chávez sobre o candidato da reacção – hoje anda acima dos 25 pontos – cresce a...