No quinto aniversário da morte de Alberto Vilaça

Advogado de Coimbra, Alberto Vilaça foi um destacado membro do PCP. Da sua biografia política fazem parte a participação nas comissões centrais do MUD Juvenil e do MND, bem como na Comissão Nacional do III Congresso da Oposição Democrática. Preso seis vezes, passou quatro anos e meio na prisão. Autor de vasta obra literária e histórica, foi condecorado com a Ordem da Liberdade.

Quando se assinala o quinto aniversário da sua morte, publicamos este poema que Urbano Tavares Rodrigues nos fez chegar à redacção.

 

À memória de Alberto Vilaça

Poema a um herói discreto

 

O teu discurso apagou-se

quando o sol se punha

num esplendor

de primavera eterna

 

Foste um decifrador

de enigmas

 

Coruscante e afectuoso

 

Vencias a linguagem de pedra

dos teus adversários

 

A tua era uma linguagem

de sangue generoso

 

Lembro-me da tua torre

cheia de aves celestes

 

Nela te refugiavas

às vezes

 

Passavam eles em baixo

com cestos de insultos

e armas cruéis,

elas com os seus leques

de abelhas

 

Cercavam-te

 

Mas vencias sempre

com a robustez

do teu ideal

 

Urbano Tavares Rodrigues

 



Mais artigos de: PCP

Razão para resistir e avançar

Reunidos em Assembleia de Organização, dia 5, os comunistas de Coimbra analisaram a situação política e social e a sua tradução concreta na região, notaram as debilidades e os avanços no trabalho do Partido, elegeram a nova direcção. Tudo isto a culminar um amplo processo democrático realizado a par da luta de massas, a qual, sublinharam, será mais forte quanto mais reforçado estiver o PCP.

Falar do que interessa

Os deputados do PCP na Assembleia da República Bernardino Soares, António Filipe e Agostinho Lopes estiveram nos Açores, onde contactaram com instituições locais e com a população.

Defender a Segurança Social

A defesa das características do sistema público de Segurança Social assume um papel insubstituível na garantia de protecção social dos portugueses, reafirmou anteontem o PCP.

A luta continua na <i>Cerâmica de Valadares</i>

A luta dos trabalhadores da Cerâmica de Valadares pelo direito ao trabalho e ao salário está longe de estar terminada. Como realça a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP num comunicado de dia 4, os trabalhadores receberam cerca de 150 euros referentes ao mês de...

25 de Abril sempre!

Os 38 anos do 25 de Abril foram assinalados com um convívio na sede da Soeiro Pereira Gomes, no qual participaram dezenas de funcionários e colaboradores da estrutura central do PCP. Depois de uma breve intervenção de Jorge Pires, da Comissão Política,...