Freguesias em luta nos dias 2 e 10 de Junho

Defender o Poder Local

Image 10546

De­pois da gran­diosa ma­ni­fes­tação que juntou mais de 200 mil pes­soas em Lisboa, terão lugar no sá­bado, um pouco por todo o País, di­versas ac­ções con­ce­lhias contra a ex­tinção de fre­gue­sias. No dia 10 de Junho, Bar­celos acolhe uma grande ma­ni­fes­tação na­ci­onal.

Urge uma to­mada de po­sição forte e inequí­voca

Estes pro­testos são pro­mo­vidos pela Pla­ta­forma Na­ci­onal Contra a Ex­tinção de Fre­gue­sias, que junta o tra­balho e as vozes de vá­rios mo­vi­mentos pela de­fesa de fre­gue­sias, no­me­a­da­mente do Porto, Lisboa, Se­túbal, Viseu, San­tarém, Sintra, Coimbra, Braga, Ma­to­si­nhos, Gon­domar, Gui­ma­rães, Moita, Al­mada, Beja, Faro, San­tarém, Rio Maior, Leiria e Bar­celos.

Em Al­mada, por exemplo, no dia 2, às 15 horas, terá lugar um des­file entre a Praça Ga­briel Pedro e os Paços do Con­celho, e em Pal­mela uma con­cen­tração, às 10 horas, no Largo do Poço Novo, na Quinta do Anjo. Estas ini­ci­a­tivas contam com o apoio da de­le­gação dis­trital de Se­túbal da As­so­ci­ação Na­ci­onal de Fre­gue­sias (ANAFRE). «Pro­cura-se assim di­na­mizar a luta em de­fesa da ma­nu­tenção de todas as fre­gue­sias», re­ferem, numa po­sição con­junta, as 11 fre­gue­sias do con­celho de Al­mada, que estão contra a pro­posta do Go­verno de re­or­ga­ni­zação ad­mi­nis­tra­tiva au­tár­quica, uma vez que re­pre­senta «um pre­juízo grave e ines­ti­mável para a po­pu­lação e para o de­sen­vol­vi­mento local».

«Urge uma to­mada de po­sição forte e inequí­voca por parte de todos os agentes na vida ac­tiva local, para re­jeitar este ataque sem pre­ce­dentes ao Poder Local de­mo­crá­tico, à Cons­ti­tuição e so­bre­tudo às po­pu­la­ções», de­fendem as fre­gue­sias do con­celho de Al­mada, que, em nota de im­prensa, se ma­ni­festam ainda contra o en­cer­ra­mento de cen­tros de saúde, re­par­ti­ções das fi­nanças, postos dos CTT, tri­bu­nais e es­colas, a di­mi­nuição de trans­portes.

 

Des­files e con­cen­tra­ções

 

Em Pal­mela, a versão ini­cial da pro­posta do Go­verno im­pli­cava a re­dução de duas fre­gue­sias na­quele con­celho. No en­tanto, após a luta das po­pu­la­ções, o Exe­cu­tivo PSD/​CDS re­cuou e pro­cedeu a al­gumas al­te­ra­ções, anun­ci­ando que irá re­duzir apenas uma fre­guesia. «Nada jus­ti­fica re­tirar uma Junta de Fre­guesia no con­celho de Pal­mela, como nada jus­ti­fica a re­dução de fre­gue­sias em todo o País, como a Lei 44/​XII pre­tende», acen­tuam os exe­cu­tivos lo­cais da Quinta do Anjo, Pal­mela, Po­ceirão, Ma­ra­teca e Pi­nhal Novo.

Em San­tarém, os au­tarcas de fre­guesia vão vestir-se de negro e tentar en­tregar ao Pre­si­dente da Re­pú­blica, du­rante a inau­gu­ração da Feira Na­ci­onal da Agri­cul­tura, no Centro Na­ci­onal de Ex­po­si­ções e Mer­cados Agrí­colas, um do­cu­mento em que con­testam a re­forma ad­mi­nis­tra­tiva. Mais tarde, a ma­ni­fes­tação de des­con­ten­ta­mento vai as­sumir a forma de uma «tri­buna pú­blica», em San­tarém.

No Seixal, às14.30 horas, terá lugar uma con­cen­tração, na ro­tunda da Cruz de Pau, se­guida de um des­file, até ao Jardim do Fo­gue­teiro. Uma jor­nada de luta que con­tará com a par­ti­ci­pação da po­pu­lação, do mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo, das es­colas e as­so­ci­a­ções do con­celho.



Mais artigos de: Nacional

Emigrantes contra propina

A As­so­ci­ação de Re­en­contro dos Emi­grantes (ARE) está contra o pa­ga­mento de 120 euros no En­sino do Por­tu­guês no Es­tran­geiro (EPE) e ma­ni­festou o seu apoio à pe­tição da Fe­de­ração das As­so­ci­a­ções Por­tu­guesas da Ale­manha que exige o fim da pro­pina.

AIL denuncia «desregulação do arrendamento»

Num comentário às alteração subscritas pela maioria parlamentar (PSD e CDS) relativas à proposta de Lei sobre o Regime de Arrendamento Urbano (n.º 38/XII), a Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL) salientou que as mesmas...

Garantir os direitos dos jovens

Nos dias 23 e 24 de Maio, em Harare, capital do Zimbabué, realizou-se uma reunião do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), acolhida pela Liga de Juventude da ZANU – PF. Esta iniciativa, que contou com a presença de 20...

Contra a extinção das Freguesias

No sábado, as juntas de freguesia do concelho de Setúbal, em conjunto com a população, vão organizar, às 20 horas, um Festival Popular, no Largo José Afonso, contra o ataque do Governo ao serviço público, em geral, e às autarquias, em particular. Esta...

«Romper Silêncios» no Algarve

Inserido no Projecto «Tráfico de Mulheres – Romper Silêncios», realiza-se um colóquio com o lema «Tráfico e Exploração Sexual de Mulheres – Fazer de conta é Fazer Parte», sábado, dia 2, às 15 horas, no Auditório da...

Liberdade e Democracia

A Comissão para a Defesa da Liberdade e da Democracia promove, no dia 6 de Junho, às 18h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um jantar comemorativo dos cinco anos do abaixo-assinado Pela Liberdade, pela Democracia, por Abril. Para além das intervenções do professor universitário...