Pensar o concelho
A CDU de Odivelas realizou, no dia 2 de Junho, na Freguesia da Ramada, um Encontro para analisar o estado do concelho, os efeitos para a população da gestão PS/PSD na Câmara Municipal e as lutas necessárias para derrotar a Lei da extinção das freguesias, apresentada pelo Governo.
Participaram nesta iniciativa, entre outros, Deolinda Santos, do Comité Central do PCP e responsável pelo concelho, Francisco Bartolomeu, presidente da Junta de Freguesia da Ramada e eleito na Assembleia Municipal (AM), Gonçalo Tomé, da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP e responsável pelas questões autárquicas do distrito, José Carlos Pires, eleito na Assembleia de Freguesia da Pontinha e na AM, Maria da Luz Nogueira, vereadora na Câmara de Odivelas, e Lúcia Lemos, eleita na AM, tendo coordenado os trabalhos.
Relativamente à gestão municipal, considerou-se que a coligação entre o PS e o PSD assume «contornos de extrema gravidade», pois «para além de estar completamente parada no que respeita às suas competências próprias, ainda impede as colectividades de desenvolverem actividades desportivas e culturais, que muito animavam o concelho, porque a redução dos apoios da Câmara as estrangula completamente».
Das «opções erradas e perigosas para o município», a CDU destaca a construção de uma escola e um pavilhão por parceria público-privado. «No concelho é incompreensível esta opção que custou seis vezes mais do que o custo avaliado pelos serviços da Câmara. Contas feitas, os dois equipamentos vão custar 55 milhões de euros, quando eram necessários menos de 10 milhões para a construção desses equipamentos», criticam os eleitos e responsáveis do PCP. Aos 55 milhões, a autarquia PS/PSD tem ainda que acrescentar o valor do IVA, ou seja, mais 8,5 milhões.
No Encontro condenou-se ainda a «escandalosa decisão» da Câmara Municipal de concessionar, por 25 anos, a privados, o abastecimento da água.
A terminar, os activistas da CDU decidiram que vão desencadear um conjunto de acções para reforçar a ligação aos bairros e apoiar os movimentos de utentes na luta por melhores transportes públicos e melhores condições de saúde. Até ao final do ano, serão ainda realizados encontros nas freguesias e, no último trimestre, um Encontro Concelhio que culminará o trabalho das comissões, que irão tratar os vários temas da intervenção local e proceder à afirmação do Projecto CDU para o concelho de Odivelas.