Mineiros espanhóis resistem

Image 10710

A greve geral realizada, na segunda-feira, 18, nas regiões mineiras de Castela e Leão, Castela-Mancha, Aragão, Andaluzia e Astúrias, registou forte adesão, paralisando grande parte das actividades económicas.

Convocada pelas duas maiores centrais sindicais espanholas, CCOO e UGT, a jornada de luta expressou a condenação dos trabalhadores e populações dos concelhos mineiros aos cortes dos apoios estatais, pondo em causa a viabilidade da extracção de carvão.

O dia de greve geral ficou ainda marcado por desfiles e concentrações de mineiros, cortes de estrada e de vias-férreas. Na terceira semana de intensos protestos, os mineiros estão determinados a prosseguir a luta em defesa dos seus postos de trabalho e das minas, das quais dependem 30 mil empregos directos e indirectos.



Mais artigos de: Internacional

50 organizações exigem fim do bloqueio

43 organizações humanitárias e não-governamentais e sete agências das Nações Unidas exigem que Israel ponha fim ao bloqueio contra a Faixa de Gaza, o qual consideram ser «uma clara violação do direito internacional».

Manobras mantêm regime

Horas depois de encerrarem as urnas da segunda volta das presidenciais no Egipto, o Conselho Superior das Forças Armadas (CSFA) reassumiu plenos poderes no país, procedendo, na prática, a um golpe de Estado.

Fretilin defende direitos e serviços universais

Em campanha eleitoral para as legislativas do próximo dia 7 de Julho, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) defende que a prioridade para os próximos dez anos é garantir a todo o povo o acesso a habitação, saúde, educação, água...

Comunistas exigem reforma agrária

O Partido Comunista do Paraguai reagiu à morte de nove camponeses sem-terra e sete polícias durante uma operação de expulsão de terras ocupadas no Nordeste do país, considerando que «as balas atingem o pobres, enquanto a impunidade protege a oligarquia mafiosa». Em...

Tambores de guerra na Síria?

Ron Paul, congressista republicano, duas vezes candidato à presidência dos Estados Unidos, médico de profissão, cirurgião da força aérea durante a guerra de Vietname e autor de vários livros, considerado padrinho espiritual do conservador...