Protesto nas Astúrias

Mulheres do carvão

Image 10838

Cen­tenas de mu­lheres das lo­ca­li­dades mi­neiras das As­tú­rias, con­cen­traram-se, dia 28, frente à sede do par­la­mento re­gi­onal, em Oviedo, para exigir so­lu­ções para o sector do carvão, em greve há mais de um mês.
O pro­testo coin­cidiu com o de­bate, em sessão ple­nária, das in­ter­pe­la­ções apre­sen­tadas por de­pu­tados da opo­sição, de­sig­na­da­mente da Es­querda Unida, con­fron­tando o go­verno so­ci­a­lista as­tu­riano com a si­tu­ação das minas de carvão e o con­flito so­cial de­sen­ca­deado pelo anúncio dos cortes dos apoios es­ta­tais.
Uma de­le­gação das ma­ni­fes­tantes en­trou na sala para as­sistir ao de­bate, en­quanto as res­tantes en­cheram a praça de­fronte ao edi­fício, cor­tando o trân­sito. En­ver­gando t-shirts pretas com a ins­crição a ama­relo «Luta mi­neira», en­to­aram vá­rias pa­la­vras de ordem: «Aqui estão, estas são as mu­lheres do carvão», «Mi­neiros em luta e nin­guém nos es­cuta», «O pró­ximo de­sem­pre­gado que seja de­pu­tado» ou ainda «A pró­xima vi­sita será com di­na­mite».
En­tre­tanto, como às mu­lheres mi­neiras se jun­taram ou­tros ma­ni­fes­tantes em de­fesa da Edu­cação pú­blica, não tardou a ouvir-se uma nova pa­lavra de ordem «Carvão e edu­cação é a re­vo­lução».
Por seu lado, os quase 200 mi­neiros, ho­mens e mu­lheres, que ini­ci­aram em 22 de Junho, a «marcha negra» em di­recção a Ma­drid, cum­priram no do­mingo, 1, cerca de me­tade do per­curso, mos­trando-se de­ter­mi­nados a vencer o longo tra­jecto que ainda os se­para da ca­pital.
Por en­quanto sem atrasos a re­gistar, apesar das muitas bo­lhas e fe­ridas nos pés, a co­luna de pro­testo de­verá al­cançar o seu des­tino na pró­xima quarta-feira, 11, data em que os mi­neiros das As­tú­rias, Cas­tela e Leão se unirão aos que par­tiram de Aragão.
Res­pon­sá­veis sin­di­cais já fi­zeram saber que, caso o go­verno es­pa­nhol não ceda en­con­trando so­lu­ções de vi­a­bi­li­zação do sector, os mi­neiros estão dis­postos a per­ma­necer em Ma­drid.


Mais artigos de: Europa

Crise para durar

O pro­pa­lado acordo na ci­meira da Zona Euro sobre a pos­si­bi­li­dade de re­ca­pi­ta­li­zação di­recta da banca e a compra de dí­vida dos Es­tados através do fundo eu­ropeu foi a moeda de troca para o des­blo­que­a­mento do pacto or­ça­mental.

Futuro ameaçado

A Or­ga­ni­zação In­ter­na­ci­onal do Tra­balho (OIT) alerta que os cortes «sem pre­ce­dentes» no sector pú­blico têm vindo a de­te­ri­orar a se­gu­rança de em­prego e os sa­lá­rios dos fun­ci­o­ná­rios pú­blicos na Eu­ropa.

Solidária com o povo

A deputada do PCP ao Parlamento Europeu, Inês Zuber, e Maurício Miguel, do secretariado da representação do PCP no PE, integram uma delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), que esteve no Paraguai, nos dias 1 e 2,...

Eleição na Islândia

Olafur Grimsson foi reeleito para o quinto mandato de presidente da Islândia, obtendo 52,8 por cento dos votos, no sufrágio realizado dia 30. A sua principal adversária, a jornalista Thora Arnorsdottir, ficou-se pelos 33,16 por cento. Grimssom viu a sua popularidade aumentar quando se recusou, por...

Desde Assunção

Escrevo na saída de Assunção. A visita que a delegação do GUE/NGL fez ao Paraguai, com o objectivo expresso de condenar o golpe de Estado e demonstrar a nossa solidariedade internacionalista com o povo – a nossa, também, dos comunistas...