Frases

«A crise, de­fi­ni­ti­va­mente, pa­rece-se com as cheias: ra­ra­mente chega aos an­dares de cima.»

(Ma­nuel Loff, Pú­blico, 05.07.12)

 

«Os es­tudos de­mons­tram, e a nossa per­ceção o con­firma, como é ne­ga­tivo o ca­minho feito em Por­tugal neste do­mínio: mais po­bres cada vez mais po­bres, poucos ricos cada vez mais ricos. E estes que nos ex­plicam, pom­posos, que a crise se re­solve des­cendo ainda mais os sa­lá­rios. Os deles, não!; os dos tra­ba­lha­dores que suam para que eles se façam mais ricos ainda.»

(Idem, ibidem)

 

«A única so­lução para manter o com­pro­misso de ajus­ta­mento que é es­sen­cial que Por­tugal cumpra é alargar as me­didas [cortes nos sub­sí­dios]a ou­tros, que não pen­si­o­nistas e fun­ci­o­ná­rios pú­blicos.»

(Pedro Passos Co­elho, DN, 07.07.12)

 

«Se o TC assim o con­si­derou, então a in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­dade tem que ser re­mo­vida, e só há uma forma: re­pondo aos tra­ba­lha­dores do sector pú­blico, aos re­for­mados e pen­si­o­nistas os sub­sí­dios de fé­rias e de Natal.»

(Je­ró­nimo de Sousa, ibidem)

 

«Dizer que é ins­cons­ti­tu­ci­onal para o ano mas não é este ano é algo ex­tra­or­di­nário! A re­ti­rada dos sub­sí­dios de fé­rias e de Natal não é in­cons­ti­tu­ci­onal apenas por ques­tões de igual­dade.»

(Mário No­gueira, ibidem)

 

«Todas as or­ga­ni­za­ções mé­dicas estão en­vol­vidas e não há ne­nhuma que não tenha ma­ni­fes­tado a sua adesão à greve. A Ordem, por ter uma vi­si­bi­li­dade di­fe­rente, tem apenas mais im­pacto pú­blico.»

(José Ma­nuel Silva, bas­to­nário da Ordem dos Mé­dicos, Pú­blico, 07.07.12)

 

«É pre­ciso criar con­di­ções aos pro­fis­si­o­nais de saúde para se fi­xarem em Por­tugal e ser­virem os do­entes por­tu­gueses.»

(Idem, ibidem)

 

«Es­tamos so­li­dá­rios com o pro­testo dos mé­dicos. Há ra­zões para os pro­fis­si­o­nais de saúde avan­çarem com estas formas de luta.»

(Carlos Braga, porta-voz do MUSP, Cor­reio da Manhã, 09.07.12)

 

«Eles [Es­tados Unidos da Amé­rica] são parte ac­tiva no con­flito. Eles ofe­recem pro­tecção e apoio po­lí­tico a esses grupos para de­ses­ta­bi­lizar a Síria.»

(Bashar al-Assad, DN, 09.09.12)

 

«Mé­dicos mudam fé­rias para au­mentar adesão à greve.»
(Ti­tulo, DN, 10.07.12)