Marcha negra chega a Madrid

Exemplo operário

A marcha negra dos mi­neiros es­pa­nhóis chegou, no do­mingo, 8, à re­gião de Ma­drid, de­pois de uma ca­mi­nhada de mais de duas se­manas, que cul­mi­nava ontem, quarta-feira, numa ma­ni­fes­tação no centro da ca­pital es­pa­nhola.

Uma luta pelo tra­balho e pela dig­ni­dade

Image 10867

Mi­lhares de ma­ni­fes­tantes, vindos de toda a Es­panha, eram es­pe­rados nas ruas de Ma­drid, para se jun­tarem aos mi­neiros, cuja re­sis­tência se trans­formou num exemplo da luta da classe ope­rária pelo tra­balho, pela dig­ni­dade e por uma so­ci­e­dade justa e igual.

Ao en­trarem na re­gião de Ma­drid, os mi­neiros das As­tú­rias, Cas­tela e Leão foram sau­dados pela po­pu­lação da lo­ca­li­dade de Col­lado Vil­lalba, com frases de apoio: «Ma­drid in­teiro se sente mi­neiro», «Viva a luta da classe ope­rária», «Estes são os que tiram o carvão».

A outra co­luna de mi­neiros ara­go­neses en­trou pelo mu­ni­cípio de Al­calá de He­nares, e também aí mi­lhares de pes­soas aguar­davam-nos, se­guindo em des­file até à Praça de Cer­vantes, onde foi feita uma in­ter­venção contra a re­ti­rada de 63 por cento das sub­ven­ções ao sector do carvão, re­cla­mando que o go­verno cumpra os com­pro­missos.

Na noite de terça-feira, ambas as co­lunas con­fluíram na Porta do Sol, em pleno centro ma­dri­leno. Já com mais de 40 dias de greve, os mi­neiros afirmam-se de­ter­mi­nados a con­ti­nuar a luta até às úl­timas con­sequên­cias. Nas As­tú­rias, os mi­neiros con­ti­nuam a efec­tuar cortes de es­tradas, er­guendo bar­ri­cadas em vá­rios pontos da re­gião.

Sin­di­catos de vá­rios países en­vi­aram igual­mente de­le­ga­ções para par­ti­cipar na jor­nada de pro­testo. De Por­tugal, se­guiu uma de­le­gação com­posta por cinco di­ri­gentes do Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores da In­dús­tria Mi­neira, fi­liado na Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN, que, de­pois do des­file em Ma­drid, pre­tendia des­locar-se às As­tú­rias, com o ob­jec­tivo de ma­ni­festar so­li­da­ri­e­dade à luta dos tra­ba­lha­dores das minas da re­gião.



Mais artigos de: Europa

Mais impostos, menos salários

Os go­vernos de Es­panha, França e Itália anun­ci­aram na se­mana pas­sada pro­gramas de aus­te­ri­dade que im­plicam a su­bida dos im­postos e o corte ou con­ge­la­mento das des­pesas.

Secreta encobre nazis

Sete arquivadores com informação recolhida ao longo de seis anos por agentes secretos infiltrados na organização nazi da Turíngia, Thüringer Heimtaschutz (THS), foram destruídos, dia 11 de Novembro de 2011, pouco depois de o ministério público federal ter...

Água na mira do mercado

O Parlamento Europeu (PE) aprovou, dia 3, o relatório do conservador austríaco, Richard Seeber, que defende a inclusão da água no mercado interno, contrariando resoluções anteriores do PE, que reconhecem a especificidade deste bem essencial, considerando que «a...

PE invalida ACTA

O Parlamento Europeu (PE) chumbou, dia 4, em Estrasburgo, o Acordo Comercial Anticontrafacção (ACTA), protocolo internacional, assinado em Janeiro passado por 22 dos 27 estados-membros, incluindo Portugal, que fica assim sem efeito na UE. Na sua declaração de voto, o deputado do PCP...

Rio+20: breves reflexões

1. Terminou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a também chamada Cimeira da Terra «Rio+20». Vinte anos depois da primeira Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro foram visíveis os mesmos bloqueios e as mesmas...