Cerca de duas centenas de militantes e simpatizantes do Partido participaram, sábado, em Faro, numa festa-comício de divulgação da Festa do Avante!. Depois do jantar e da música – com a banda Smente e o cante alentejano de José Afonso – houve lugar a três intervenções: da JCP, da Comissão Concelhia de Faro, e de José Casanova, membro do Comité Central e director do Avante!.
Este último, após destacar a importância de iniciativas como aquela que se estava a realizar, salientou que a construção da Festa do Avante! é mais um exemplo daquilo que distingue o PCP de todos os outros partidos: o trabalho colectivo de preparação, construção, divulgação e realização da Festa demonstra bem essa diferença.
José Casanova realçou ainda que este trabalho militante está inserido num vasto conjunto de tarefas, todas prioritárias, relativas ao indispensável combate que é preciso dar ao pacto de agressão e às suas medidas, de que são exemplo os cortes nas pensões e subsídios de Natal e de férias, o brutal ataque aos serviços públicos e as mais recentes alterações ao Código do Trabalho, que remetem para o Estatuto do Trabalho Nacional de Salazar, de 1933, inspirado no fascismo italiano. O ataque aos direitos e garantias dos trabalhadores e do povo, lembrou o director do Avante!, começou, a seguir ao 25 de Abril, pela mão do governo de Mário Soares, tendo sofrido um agravamento a cada novo governo.
Destacando as lutas realizadas neste último ano, José Casanova considerou fundamental envolver cada vez mais gente e lembrou o papel fundamental desempenhado pelo PCP no esclarecimento, mobilização e organização dessa luta. Assim, destacou, é fundamental reforçar o PCP, organizando mais células nas empresas e locais de trabalho, para dar continuidade a uma luta que, ao contrário do que sucedeu em anos anteriores, se mantém viva na época de Verão, e da qual a Festa do Avante! será um espelho.
Segundo José Casanova, derrotar a política de direita e lutar por uma política patriótica e de esquerda é o principal objectivo do PCP. A curto prazo, a construção e realização da Festa do Avante!, o desenvolvimento das lutas dos trabalhadores e das populações e a preparação do XIX congresso do PCP são algumas das tarefas de todo este «magnífico colectivo partidário», como o designou Álvaro Cunhal, cujo centenário de nascimento será assinalado no próximo ano. A terminar, o director do Avante! descreveu a Festa como uma «cópia reduzida» do projecto de sociedade do PCP, um «espelho do nosso Partido», onde se vive durante três dias um ambiente de fraternidade, amizade, solidariedade, companheirismo, tolerância e paz.