Empresas de Handling Airpass

Exploração desenfreada

Os tra­ba­lha­dores da Air­pass, em­presa a operar no sector do han­dling ae­ro­por­tuário, exigem o pa­ga­mento de verbas que lhes são de­vidas e que já atingem va­lores muito ele­vados. São ainda ví­timas de sobre-ex­plo­ração e de fla­grante vi­o­lação dos seus di­reitos, o que aliás tem mo­ti­vado inú­meras queixas na Au­to­ri­dade para as Con­di­ções de Tra­balho (ACT).

Por isso o de­safio do PCP ao Go­verno para que este preste in­for­mação de­ta­lhada sobre as me­didas que estão a ser to­madas para ga­rantir os di­reitos dos tra­ba­lha­dores (ac­tuais e an­te­ri­ores) da Air­pass.

No per­gunta que di­rigiu ao Exe­cu­tivo PSD/​CDS-PP, o de­pu­tado co­mu­nista Bruno Dias in­ter­roga-se, face a mais esta triste ex­pe­ri­ência, sobre se não é che­gada a hora de rever a po­lí­tica que tem sido im­posta para o sector do han­dling, no­me­a­da­mente a que tem le­vado à pro­moção da sub­con­tra­tação em de­tri­mento da con­tra­tação.

É que esta em­presa vive de ser sub­con­tra­tada por ou­tras em­presas de han­dling, as­sen­tando o seu «su­cesso» na «ca­pa­ci­dade de ofe­recer uma mão-de-obra sobre-ex­plo­rada, sem con­tratos efec­tivos e sem con­tra­tação co­lec­tiva», como sa­li­enta no texto o par­la­mentar do PCP.

Ora este é um mo­delo que tem sido pro­mo­vido e é uma con­sequência di­recta das su­ces­sivas po­lí­ticas eu­ro­peias e go­ver­na­men­tais para este sector, que tem le­vado in­clu­si­va­mente a que cen­tenas de postos de tra­balho te­nham sido li­qui­dados para serem subs­ti­tuídos pela sub­con­tra­tação da Air­pass e de ou­tras si­mi­lares.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Mais 110 postos de trabalho em risco

O en­cer­ra­mento ilegal da Finex Tech desde me­ados deste mês, quando ainda de­corre o pro­cesso de lay-off dos seus cerca de 110 tra­ba­lha­dores, é uma ma­nobra da ad­mi­nis­tração da em­presa para não cum­prir as re­gras le­gais de um des­pe­di­mento co­lec­tivo e des­lo­ca­lizar a pro­dução para outro país.

Direitos sob fogo

O Grupo Parlamentar do PCP exigiu esclarecimentos do Governo sobre a existência de trabalhos não pagos no âmbito da programação de Guimarães, Capital Europeia da Cultura. «Em caso afirmativo, qual o motivo que justifica a existência de pagamentos em atraso aos artistas...

Desrespeito pelos utentes

Da Extensão de Saúde da Livração (Centro de Saúde de Marco de Canavezes) chegam queixas de utentes referindo a impossibilidade de aceder à prestação de cuidados de saúde devido ao encerramento anormal das instalações. Surpreendentemente, foi um...