- Nº 2024 (2012/09/13)

Protesto cresce na Grécia

Aconteceu

Image 11357

Uma vaga de protestos está novamente a varrer a Grécia, após o anúncio de mais medidas de austeridades que ascendem a um montante de 11,6 mil milhões de euros. O Partido Comunista Grego apelou de imediato à greve geral, decisão que os principais sindicatos se preparam para anunciar nos próximos dias.

Entre os vários sectores em luta estão médicos, professores, juízes, militares e polícias. No dia 6, dezenas de polícias gregos tentaram bloquear o edifício das forças antimotim, perto do centro de Atenas, antes da manifestação nacional no centro da capital grega, que juntou mais de três mil agentes da ordem, bombeiros e vigilantes.

No sábado, 8, milhares de pessoas participaram numa grande manifestação em Salónica (Norte) contra o novo pacote de austeridade. Todo o sector público está ameaçado de cortes salariais entre os seis e os 12 por cento, elevando-se a 13 por cento para os médicos, a 17,5 por cento para os professores universitários e de 20 a 35 por cento para juízes e funcionários judiciais.