- Nº 2027 (2012/10/4)

Semana de luta

Breves Nacional

Terminou no domingo a Semana de Luta que o Manifesto em Defesa da Cultura realizou um pouco por todo o País e que «ultrapassou as melhores expectativas».

«Conseguimos mobilizar centenas de activistas e chamar a atenção de estruturas culturais que não tinham assinado o Manifesto», afirmou, em declarações à Lusa, Pedro Penilo, que destacou o «fortíssimo programa em Coimbra» e a «dinâmica de núcleos criados em Setúbal». A Semana de Protesto incluiu assembleias de actividades, contactos com colectividades culturais, arruadas e intervenções públicas. Em todas as iniciativas reivindicou-se o cumprimento da Constituição da República, de garantia do livre acesso à criação e fruição cultural, defendeu-se a meta de um por cento no Orçamento do Estado destinado à Cultura e o fim das políticas de austeridade impostas pela troika.

Agora o próximo passo, assegurou Pedro Penilo, «é acompanhar a discussão do Orçamento do Estado para 2013, e manter a firme oposição à política de negligência em relação à Cultura e à destruição do tecido cultural português».