Editorial

TERREIRO DO POVO EM LUTA

No último sábado, o Terreiro do Paço foi Terreiro do Povo em luta. Eram milhares e milhares – homens, mulheres,...
Opinião
Crónica Internacional

Organizar a luta

Com maior ou menor nível de consciência e, consequentemente, assumindo formas mais ou menos organizadas, grandes...
A talhe de foice

A «mama»

Duas manifestações em 15 dias, que levaram às ruas mais de um milhão de pessoas, fazem necessariamente mossa em...
PCP

Só a luta consequente porá fim ao desastre

Agosto e Setembro ficam marcados por um vigoroso ascenso da luta, num processo que ali não começou, nem terminou. Importa salientar este aspecto porque a luta começou lá muito mais atrás, com a contestação ao pacto de agressão que levou muitos milhares à rua e à luta nas empresas e locais de trabalho contra o aumento da exploração, contra o encerramento de serviços públicos. A esta acresce a luta dos agricultores, dos micro, pequenos e médios empresários, dos profissionais das forças de segurança, dos militares, que em crescendo se tem verificado neste último ano e meio.

Actual

Os «Borgeas»

António Borges é o espelho dos muitos que, em nome dos interesses do grande capital ao serviço dos quais agem, saqueiam...
Actual

O editorial acéfalo?

Sob o título «a moção de censura bicéfala», o Público desta terça-feira discorre sobre a...
Actual

Cambalhotas

O governo foi a Bruxelas, no dia 28, negociar com a Comissão Europeia e com os outros dois carrascos da troika estrangeira (BCE e FMI)...
Em Foco

Do Terreiro do Paço para a greve geral

A CGTP-IN realizou no sábado, 29 de Setembro, a maior jornada de luta dos últimos anos, mobilizando centenas de milhares de pessoas para a manifestação nacional, no Terreiro do Paço. A proposta de uma greve geral suscitou fortes aplausos. Gritando «a luta continua», os manifestantes mostraram que vão empenhar-se em intensificar, ampliar e elevar a luta contra o pacto de agressão e pela ruptura com a política de direita.

«Nada ficará igual»

A manifestação nacional da CGTP-IN «é importante, particularmente por este sentimento...

A luta continua

A par da luta diária, em cada empresa e serviço, enfrentando a ofensiva do Governo e do patronato,...

Pôr fim ao desastre!

A moção de censura apresentada pelo PCP vai hoje a debate na Assembleia da República, ao mesmo tempo que por todo o País os comunistas estarão nas ruas a explicar as razões desta iniciativa. Como afirmou Jerónimo de Sousa ao anunciar a apresentação da moção de censura, com ela pretende-se «pôr fim ao desastre a que nos conduziu a aplicação do pacto de agressão» e afirmar que «é com outra política – patriótica e de esquerda – e com um governo que a realize, que o futuro dos portugueses e de Portugal se concretizará».

O anúncio foi feito a meio da tarde de segunda-feira, na ilha Terceira (páginas 8 e 9). Transcrevemos em seguida a declaração de Jerónimo de Sousa. 

PCP

Novo passo privatizador

A constituição pelo Governo de um grupo de trabalho com o objectivo de analisar a abertura ao sector social e cooperativo de Unidades de Saúde Familiar representa, para o PCP, mais um passo no processo de privatização dos Cuidados de Saúde Primários.

A Saúde não se mede em euros

O parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, tornado público no dia 27, é, para o PCP, «inaceitável do ponto de vista ético e profundamente desumano».

Trabalhadores

CGTP-IN sopra velas da luta

Image 11627

No dia 1, a Intersindical assinalou o seu 42.º aniversário com iniciativas e lutas nos locais de trabalho e afirmando na rua o combate à política de direita, pelos salários, emprego e direitos.

Feriado em greve

Contra a redução do pagamento do trabalho em dia feriado, intentado em várias empresas, os trabalhadores vão recorrer à greve, no quadro legal propiciado pelos pré-avisos que os sindicatos apresentaram oportunamente.

Assembleia da República

Clamor popular de lés a lés

O PCP considera que o Governo sofreu uma pesada derrota ao ser obrigado a recuar na questão da TSU mas adverte que «novas medidas se anunciam para fazer pagar os mesmos de sempre».

A saída para evitar o pior

PSD, CDS-PP e PS insistem em não reconhecer a absoluta necessidade de renegociar a dívida pública, mas nenhum já se atreve a acusar o PCP de «irresponsabilidade» por defender esse que é o único caminho ainda aberto e capaz de evitar o pior para o País.

A justiça prevalecerá

A maioria PSD/CDS-PP chumbou sexta-feira os projectos de lei do PCP, do PEV e do BE destinados a assegurar indemnizações por...

O fracasso de uma política

O défice público no final do primeiro semestre situou-se em 6,8% do PIB, informou sexta-feira passada o Instituto Nacional de...
Nacional

Arranca a campanha para as eleições regionais

Os primeiros três dias da campanha para as eleições regionais dos Açores contaram com a presença do Secretário-geral do PCP, que apelou ao reforço na votação da CDU para acabar com as maiorias absolutas de alternância consecutiva do PSD e do PS.

Reforçar a luta por uma vida digna

Image 11618

«Com o MURPI, defender os direitos dos reformados, lutar por uma vida digna» é o lema do 7.º Congresso da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, que se realiza no dia 20 de Outubro, das 9.30 às 17.30 horas, no Teatro Villaret, em Lisboa.

Contra a Lei do Governo

A Câmara do Seixal aprovou, quinta-feira, em reunião do executivo, uma proposta em defesa da manutenção das seis freguesias existentes, considerando que a Proposta de Lei 22/2012, aprovada pela maioria PSD/CDS, «não respeita a identidade do concelho, nem as freguesias».

Saúde só para os ricos

Um parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, solicitado pelo Ministério da Saúde, foi...
Europa

«Não é uma crise, é um roubo»

Pela terceira vez numa semana, milhares de manifestantes concentraram-se nas proximidades do Congresso espanhol, desafiando a proibição das autoridades e o forte dispositivo repressivo.

Cumprir promessas

Dezenas de milhares de pessoas desfilaram, dia 30, em Paris, contra as políticas de austeridade e para reclamar um referendo sobre o Tratado Europeu de Estabilidade.

Internacional

FARC insistem em diálogo franco

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o governo colombiano iniciam, dentro de dez dias, a segunda fase do diálogo de paz, processo que a guerrilha diz levar por diante «não por medo da morte, mas por amor à vida».

Criminoso e injusto

Os EUA só incluem Cuba na lista de «países patrocinadores do terrorismo» para justificarem a manutenção do bloqueio, denunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano no encerramento da 67.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Fartos de miséria

Milhares de haitianos exigiram ao governo, domingo, em Port-au-Prince, medidas concretas que elevem as condições de vida do povo...

Estudantes insistem

Cerca de 70 mil estudantes manifestaram-se, quinta-feira, 27, em Santiago do Chile, em defesa da educação pública,...

Vamos a votos!

Legalmente, terminou no domingo, 30 de Setembro, a publicação de sondagens sobre as próximas...

PCP no Congresso da Frelimo

O PCP esteve presente no X Congresso da Frelimo, realizado entre 23 e 28 de Setembro, na cidade de Pemba, sob o lema «50 Anos. Unidos...
Temas
Argumentos
TVisto

António em desvario

A cobertura da grande manifestação convocada pela CGTP foi, sem dúvida e como aliás todos sabemos, o mais...
Pontos Cardeais

Formigas e cigarras

A estória é conhecida e tem a sua razão de ser. A dita formiga trabalhava imenso e a cigarra não fazia puto, mas...
Aconteceu

Desemprego é flagelo global

A taxa de desemprego em Portugal continua a bater recordes. De acordo com dados divulgados esta semana pelo...

A incerteza da emigração

Apesar do primeiro-ministro Passos Coelho, e outros membros do elenco governativo, insistirem que a...

Ciências da Vida, ou da Morte?

O Movimento dos Utentes dos Serviços de Saúde (MUSS) qualificou de desumano e insólito o parecer do Conselho Nacional de...

Rendimento e vendas em queda

O rendimento disponível bruto dos particulares diminuiu nos primeiros seis meses deste ano. De acordo com dados apurados pelo...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Sexta-feira, 5 de Outubro Marinha...

A semana em resumo

Frases

“A CGD é o último bastião do poder do Estado e não se percebe o...