Eleições no País Basco

Êxito da esquerda abertzale

Image 11765

A es­querda in­de­pen­den­tista (abert­zale) basca al­cançou um êxito his­tó­rico nas elei­ções re­gi­o­nais re­a­li­zadas no do­mingo, 21, au­men­tando o nú­mero de de­pu­tados de cinco para 21 e tor­nando-se na se­gunda força po­lí­tica.

A co­li­gação in­de­pen­den­tista EH Bildu re­co­lheu 276 989 votos (24,48%), sendo a única força a au­mentar em votos, per­cen­tagem e man­datos.

O Par­tido Na­ci­o­na­lista Basco venceu o es­cru­tínio, mas perdeu três de­pu­tados, fi­cando com um total de 27 eleitos e 383 565 votos (33,9%).

De­clínio mais acen­tuado so­freu o PSE, que passou de se­gunda a ter­ceira força, con­se­guindo apenas 16 de­pu­tados, menos nove do que em 2009, e per­dendo mais de 100 mil votos. No total os so­ci­a­listas bascos, no poder co­li­gados com o PP, re­co­lheram 211 939 votos (18,73%).

Também o PP foi pe­na­li­zado, con­quis­tando apenas 10 man­datos (menos três) e 129 907 votos (11,48%). A Es­querda Unida/​Verdes perdeu o de­pu­tado que tinha en­quanto os li­be­rais da UPyD man­ti­veram o seu eleito, com uma perda li­geira de votos.

Os re­sul­tados tornam a co­li­gação Bildu in­dis­pen­sável para uma mai­oria no par­la­mento, onde os in­de­pen­den­tistas terão perto de dois terços dos as­sentos.

Na Ga­liza, onde houve no mesmo dia elei­ções re­gi­o­nais, o PP ob­teve 41 de­pu­tados, mais três do que em 2009. O Par­tido So­ci­a­lista perdeu sete pas­sando para 18.

O Bloco Na­ci­o­na­lista Ga­lego (BNG) elegeu sete de­pu­tados (menos cinco), caindo para quarta força po­lí­tica, atrás da recém-criada AGE, al­ter­na­tiva de es­querda, que ob­teve nove man­datos.



Mais artigos de: Europa

Clamor contra a austeridade

Mais de 150 mil pes­soas ma­ni­fes­taram-se, no sá­bado, 20, na ca­pital bri­tâ­nica, contra os cortes cres­centes que o go­verno con­ser­vador-li­beral pre­tende impor a pre­texto da ne­ces­si­dade de re­duzir a des­pesa pú­blica.

Lógica colonial

Ana­li­sando as con­clu­sões do úl­timo Con­selho Eu­ropeu, re­a­li­zado dia 18, o PCP sa­li­enta a «ne­ces­si­dade ur­gente» de «travar desde já o passo ao ob­jec­tivo do apro­fun­da­mento da União Eco­nó­mica e Mo­ne­tária».

Espanhóis em luta pela escola pública

Cerca de 150 mil pessoas deram corpo a uma grandiosa manifestação, dia 18, na capital espanhola, no final de uma greve de três dias no sector da educação, convocada conjuntamente por associações de alunos e associações de pais....

<i>El País</i> inicia 9 dias de greve

O Comité de Empresa do jornal espanhol El País convocou para hoje, quinta-feira, a primeira de nove jornadas de greve de 24 horas para contestar o plano de reestruturação apresentado pela administração que prevê a redução de um terço dos efectivos. A...

As lições da Venezuela ao mundo

A União Europeia tem-se esmerado em tentar que as pessoas se identifiquem com a «cidadania» europeia. O marketing para «vender» essa pertença forçada que as instituições europeias impõem é cada vez mais notório em...