Investir na população
O município de Vendas Novas vai construir um novo reservatório de água para suprimir problemas de pressão nas torneiras na zona mais da cidade, num investimento superior a 700 euros.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara, José Figueira, indicou que uma zona da cidade, que abrange uma área residencial e o parque industrial, «tem problemas de pressão devido ao reservatório existente ter uma altitude bastante baixa».
O novo reservatório, com 500 metros cúbicos de capacidade e 34 metros de altura, «vai permitir que, por meio de gravidade, esta zona não tenha problemas de pressão de água», explicou o autarca.
O novo reservatório, que será construído ao lado do actual, vai ser integrado no sistema da Bica Fria, que abastece a cidade de Vendas Novas, tendo conclusão prevista para Maio do próximo ano.
Ao «ficar ao lado do reservatório já existente», o novo «vai fazer uma espécie de bypass», disse, explicando que, no caso de uma falha eléctrica ou avaria, «os dois reservatórios têm uma capacidade suficiente para que a cidade não tenha problemas de abastecimento».
O autarca destacou ainda que, no futuro, e em caso de necessidade, o novo reservatório pode vir a abastecer a população de Silveiras, no concelho de Montemor-o-Novo, já que terá uma conduta até à povoação vizinha de Marconi.