Editorial

O CONGRESSO E A LUTA

Para um partido que tem na luta das massas trabalhadoras e populares a sua principal forma de intervenção e a sua arma...
Opinião
Actual

Os estigmas

«É necessário olhar para o que esquecemos nas últimas décadas e ultrapassar os estigmas que nos afastaram do...
Actual

Gente que conta

Deixo aqui três breves notas sobre a luta nos portos portugueses, neste 29 de Novembro que é o dia da primeira...
Actual

Tic-tac, tic-tac, tic-tac

Parafraseando um «spot» publicitário que esteve em voga há uns anos a uma marca de desodorizante, poder-se-á...
PCP

Dois apontamentos sobre uma grande<br> grande greve geral

A greve geral de 14 de Novembro foi um passo adiante na evolução da situação política e social portuguesa. Foi uma greve histórica, pela dimensão que atingiu – e de que as duas últimas edições do Avante! deram conta –, pelas condições em que se realizou e pelos objectivos colocados.

Um sucesso indesmentível, apesar dos esforços para a menorizar. Uma grande greve geral, que teve continuidade na manifestação de dia 27 na Assembleia da República e que se desenvolverá também nas manifestações convocadas pela CGTP-IN para 8 e 15 de Dezembro no Porto e em Lisboa, respectivamente.

Crónica Internacional

Idade Média

A nova guerra de Israel contra Gaza foi – como em 2009 – um massacre de civis. Por muito que a comunicação social...
A talhe de foice

A «conjuntura»

Em todas as línguas há palavras-chave. «Conjuntura» é uma delas, no léxico político nacional....
Em Foco

Democracia e Socialismo - Os valores de Abril no futuro de Portugal

A preparação do XIX Congresso do PCP, que se inicia amanhã em Almada, dominou os trabalhos da reunião do Comité Central realizada no fim-de-semana, que aprovou as propostas de Resolução Política, de alterações ao Programa do Partido e de composição do Comité Central a apresentar aos delegados. Na conferência de imprensa, Jerónimo de Sousa valorizou a participação dos militantes e das organizações.

Proposta de composição do Comité Central a eleger pelo XIX Congresso

No âmbito das suas competências estatutárias, o Comité Central aprovou, na sua reunião de 24 e 25 de Novembro, a proposta de Comité Central a ser eleito no XIX Congresso do Partido, que se inicia amanhã. A negro, estão as profissões e idade dos camaradas que não fazem parte do actual CC e que se propõe que venham a ser eleitos.

Acessos e transportes

Começa amanhã, no Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», (Alameda Guerra...
PCP

Açores «chumbam» Orçamento do Estado

A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou, no dia 23, uma proposta do PCP tomando posição contra o Orçamento do Estado para 2013, anteontem aprovado.

Travar a ruína

O PCP recebeu, dia 23, na sua sede, uma delegação da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias...
Trabalhadores

Cavaco tem que ouvir

A CGTP-IN recorda que o Presidente da República reconheceu já que o povo não aguenta mais sacrifícios e quer ser ouvida por Cavaco Silva em tempo útil. Mas a central insiste no esclarecimento e mobilização dos trabalhadores, para acabar com o actual Governo e com a política de direita.

«Não nos intimidam!»

Na greve geral, em todas as intervenções registadas, «as forças policiais colocaram-se ao lado das administrações, numa clara protecção dos violadores da lei», denunciou a Fectrans/CGTP-IN.

Em defesa das funções sociais do Estado

A CGTP-IN lançou, segunda-feira, a campanha nacional «Em Defesa das Funções Sociais do Estado Consagradas na Constituição da República», da qual faz parte uma petição que a central espera que venha a ser a maior de sempre.

A «caravana» não pára

Após um percurso de mais de nove mil quilómetros, com a realização de dezenas de plenários de...

MEC prefere condenações

«O Ministério de Nuno Crato continua a sujeitar-se a condenações sucessivas, em tribunal, por recusar pagar a...

Despedimentos no BCP

O Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira manifestou solidariedade com os trabalhadores do Millenium BCP e com todos os...
Assembleia da República

Agressão contra o povo e o País

«O pior de que há memória», que «não resolverá nenhum dos problemas nacionais, que agravará a dívida pública e que terá devastadoras consequências no plano económico e social». Assim é, para o PCP, o Orçamento do Estado para 2013 aprovado esta terça-feira na AR pela maioria PSD/CDS-PP, com os votos contra das bancadas da oposição.

Defender salários e direitos

O PCP vai inquirir o Governo quanto às medidas que este pensa adoptar relativamente à Auto-Europa, não apenas do ponto de vista dos investimentos para a produção de futuros carros e novos modelos, mas também para garantir neste período mais difícil os postos de trabalho.

Nacional

Superior em luta

Mais de um milhar de estudantes do Ensino Superior de todo o País manifestaram-se, quinta-feira, em Lisboa, contra os cortes no Orçamento do Estado para o sector, aprovado anteontem pelo PSD e CDS.

Jornada Nacional de luta

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), com as suas filiadas, está a promover, durante os meses de Novembro e Dezembro, uma Jornada Nacional Descentralizada de Reclamação e Protesto em várias regiões do País, com o objectivo de reclamar medidas de apoio para a agricultura familiar e protestar contra a grave situação que o País atravessa.

Mais um «erro» do Governo

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) vai promover, em Dezembro, uma série de iniciativas para denunciar o...

Crise afecta crianças

No dia 20 assinalou-se o 23.º aniversário da aprovação da Convenção Sobre os Direitos da...
Europa

Estudantes dão voz ao protesto

Milhares de estudantes, professores e activistas sindicais manifestaram-se, no sábado, 24, em Roma e em outras cidades italianas. Na Grã-Bretanha, os estudantes renovaram, dia 21, os protestos contra as propinas e o desemprego.

Pequena pesca

O Parlamento Europeu aprovou, dia 22, o relatório sobre a pequena pesca costeira, a pesca artesanal e a reforma da Política Comum das Pescas, apresentado pelo deputado do PCP, João Ferreira.

Irlandeses na rua

Reagindo à proposta de Orçamento do Estado para 2013, mais de 20 mil pessoas desfilaram, no...

FT fecha na Alemanha

O jornal Financial Times Deutschland, que tem actualmente uma circulação diária de 100 mil exemplares, sairá pela...
Internacional

Palestina na ONU por justiça

A Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) apresenta hoje na Assembleia Geral das Nações Unidas o pedido de reconhecimento do país como membro observador da organização, proposta votada uma semana depois do fim da agressão militar israelita na Faixa de Gaza, e quando peritos forenses procuram apurar as causas da morte do líder histórico da resistência, Yasser Arafat.

Protesto histórico na Walmart

Os trabalhadores da maior cadeia retalhista do mundo realizaram um protesto histórico, justamente no dia em que as grandes empresas de distribuição norte-americanas costumam registar recordes anuais de vendas.

Povo egípcio contesta despotismo

Os egípcios permaneciam, anteontem, na Praça Tahrir, em protesto contra o que consideram ser um sequestro do poder levado a cabo...

Trabalhadores revoltados

Milhares de operários têxteis do Bangladesh manifestaram-se segunda-feira, nos arredores de Daca, contra as inumanas...
Temas

Recursos nacionais em leilão

O ministro da Economia Álvaro Santos Pereira, à semelhança de outros seus antecessores no cargo, bem como de diversos outros atores da política de direita num passado recente, descobriu há algumas semanas que o País precisa de se reindustrializar. Avançou mesmo com objetivos quantitativos: a indústria terá de ter um peso na economia correspondente a 20 por cento do PIB.

«Israel da América Latina»

Os vínculos entre a Colômbia e Israel são impossíveis de esconder. Por estes dias, não são só os diálogos de paz, entre as FARC e o governo, que enchem as capas dos jornais colombianos. A imprensa destaca as declarações por videoconferência desde Israel a um tribunal colombiano por parte de uma das figuras mais sinistras da história recente da Colômbia. Yair Klein, ex-militar israelita e mercenário em vários países, foi contratado por Gonzalo Rodriguez Gacha, traficante de droga e sócio de Pablo Escobar, para treinar grupos paramilitares criados pelos latifundiários colombianos.

Argumentos
TVisto

O tornado e as vítimas

Foi, no Algarve, aquele fenómeno terrível que nem por ser localizado deixou de ser uma desgraça. A televisão deu...
Pontos Cardeais

Paladinos da hipocrisia

Indignação, revolta e perplexidade são os sentimentos mais comuns quando se lê o recente artigo de um tal Paulo...
Aconteceu

Carlos do Carmo canta Saramago

O novo CD/DVD de Carlos do Carmo, lançado na segunda-feira, 27, inclui poemas de José Saramago, de Júlio Pomar, Fernando...

Portugal fora da Eurovisão

A RTP anunciou, dia 23, que não participará no Festival Eurovisão da Canção de 2013, que terá lugar...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa   Sexta-feira, 7   Alverca Comício...

A semana em resumo

Frases

“Ninguém acredita que alguém acredite que o OE para 2013 tem a mínima...