DORP aponta cúmplices

Nos úl­timos cinco anos este caso foi di­versas vezes abor­dado, numa pers­pec­tiva re­gi­onal, nas au­tar­quias do Grande Porto e na As­sem­bleia Me­tro­po­li­tana, onde «apenas o PCP, em co­e­rência com a sua po­sição de prin­cípio de de­fesa da gestão pú­blica e de acordo com os in­te­resses da re­gião e do País, com­bateu e com­bate a pri­va­ti­zação da ANA e re­clamou a ma­nu­tenção da pro­pri­e­dade e gestão pú­blica e in­te­gral do sis­tema ae­ro­por­tuário na­ci­onal», sa­li­enta a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP, num co­mu­ni­cado que emitiu a 27 de De­zembro.

PS, PSD e CDS «têm pro­cu­rado passar a ideia de que há uma pri­va­ti­zação boa (pri­va­tizar os ae­ro­portos em se­pa­rado, a em­presas di­fe­rentes) e uma pri­va­ti­zação má (pri­va­tizar os ae­ro­portos em con­junto)». Já o BE, «dei­xando-se en­redar nos dis­cursos “re­gi­o­na­leiros”, chegou mesmo a de­fender uma gestão au­tó­noma do ae­ro­porto, pos­si­bi­li­dade logo aplau­dida pela Sonae e pela So­ares da Costa».

A DORP vê con­fir­mado o que desde o início de­nun­ciou:

- Estes par­tidos (tal como os pre­si­dentes de Câ­mara e da Junta Me­tro­po­li­tana) as­su­miram e as­sumem po­si­ções pú­blicas que visam apenas des­viar as aten­ções do seu com­pro­me­ti­mento com a pri­va­ti­zação e es­conder as con­sequên­cias ne­fastas desta para a re­gião e para o País;

- A Junta Me­tro­po­li­tana en­ganou a re­gião ao anun­ciar a exis­tência de «cláu­sulas de sal­va­guarda» para o Ae­ro­porto do Porto, pois sabia que não ha­veria cláu­sula al­guma que anu­lasse as con­sequên­cias desta pri­va­ti­zação de­sas­trosa.

«As po­si­ções de­fen­didas por ou­tros, sempre num ce­nário de pri­va­ti­zação da ANA, apenas aju­daram a que esta se con­cre­ti­zasse», pelo que esses são «cúm­plices desta me­dida e das suas con­sequên­cias».




Mais artigos de: PCP

Centenário de Álvaro Cunhal com vasto programa

O centenário do nas­ci­mento de Álvaro Cu­nhal será as­si­na­lado ao longo de 2013 em múlti­plas ini­ci­a­tivas onde será va­lo­ri­zada a sua di­mensão de homem, de co­mu­nista, de in­te­lec­tual e de ar­tista.

Mensagem de confiança

Na sua men­sagem de Ano Novo, Je­ró­nimo de Sousa deixou pa­la­vras de con­fi­ança na ca­pa­ci­dade do povo de, com a sua luta, cons­truir um fu­turo me­lhor.

O Militante está à venda

  Está já à venda a edição de Janeiro/Fevereiro de O Militante, que tem como tema de capa o centenário de Álvaro Cunhal, o qual remete para um extenso artigo dedicado ao pensamento do histórico dirigente comunista sobre a questão da soberania e da...

Privatização criminosa

Ne­nhum Go­verno tem o di­reito de ali­enar uma das mais im­por­tantes em­presas e in­fra­es­tru­turas do País, afirma-se numa nota di­vul­gada pelo Ga­bi­nete de Im­prensa do PCP, no dia em que o Con­selho de Mi­nis­tros tomou a de­cisão de vender 95 por cento do Grupo ANA à mul­ti­na­ci­onal fran­cesa Vinci.

E a SATA?

O PCP reafirmou quinta-feira a sua preocupação quanto ao futuro da companhia aérea SATA Internacional, face à estratégia do Governo regional dos Açores. O coordenador regional do PCP, Aníbal Pires, disse à agência Lusa, após uma reunião com o...

Vinci satisfeita

A Vinci Airports salientou que a aquisição da ANA lhe vai conferir o estatuto de actor internacional de primeiro plano nas concessões aeroportuárias, pois contará 23 aeroportos geridos em Portugal, França e Camboja. «A Vinci congratula-se por a sua proposta ter sido...