Checos elegem presidente

Pela pri­meira vez, desde o der­ru­ba­mento so­ci­a­lismo, os checos foram cha­mados às urnas para eleger di­rec­ta­mente o pró­ximo Pre­si­dente da Re­pú­blica.

Na pri­meira volta do su­frágio, que teve lugar nos dias 11 e 12, foram apu­rados o ex-pri­meiro-mi­nistro Milos Zeman (es­querda) e o ac­tual chefe da di­plo­macia Karel Schwar­zen­berg (di­reita), com 24,22 e 23,40 por cento dos votos, res­pec­ti­va­mente. Um deles será eleito na se­gunda volta que de­cor­rerá amanhã e sá­bado.

O cen­trista Jan Fis­cher, chefe do go­verno pro­vi­sório em 2009-2010, ficou na ter­ceira po­sição com 16,35 por cento dos votos, en­quanto em quarto e quinto lugar fi­caram o vice-pre­si­dente do par­tido so­cial-de­mo­crata (CSSD) Jiri Di­enst­bier (16,12%) e o com­po­sitor e pintor Vla­dimir Franz (6,84%).

O grande der­ro­tado desta pri­meira volta foi o vice-pre­si­dente do Se­nado Premysl So­botka, re­pre­sen­tante do par­tido de di­reita ODS do pri­meiro-mi­nistro Petr Necas, que apenas ob­teve 2,46 por cento dos votos e ficou em oi­tavo lugar entre os nove con­cor­rentes, à frente da an­tiga eu­ro­de­pu­tada Jana Bo­bo­si­kova.



Mais artigos de: Europa

Saúde não se vende, defende-se

Pela se­gunda vez este ano, uma «maré branca» en­cheu no do­mingo as ar­té­rias cen­trais da ca­pital es­pa­nhola para re­pu­diar o plano de pri­va­ti­zação da gestão hos­pi­talar.

Indignação e luta

Cerca de 15 mil curdos, vindo de vá­rios países eu­ro­peus, ma­ni­fes­taram-se, no sá­bado, 12, em Paris, ex­pri­mindo a sua in­dig­nação ante o cruel as­sas­sínio de três ac­ti­vistas li­gadas ao Par­tido dos Tra­ba­lha­dores do Cur­distão (PKK).

 

França faz guerra no Mali

O presidente francês oficializou, dia 11, a intervenção militar no território do Mali, a pretexto de travar o avanço para o Sul dos rebeldes islamitas. Numa declaração no Eliseu, François Hollande disse ter respondido «ao pedido de ajuda do presidente do Mali,...

Zona euro em recessão

A economia da zona euro voltou a contrair-se no terceiro trimestre de 2012, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 0,1 por cento em relação aos três meses anteriores, entrando em recessão técnica. Dados do Eurostat divulgados dia 9 indicam em contrapartida que, no conjunto dos 27...

Os «pan-europeus»

LUSA As contradições entre as principais potências da UE agudizam-se. O braço de ferro entre elas acentua-se. Neste período de aprofundamento da crise na e da UE, o processo de concertação e rivalidade entre elas eleva-se a um patamar superior....