Programa, Estatutos e Resolução Política do XIX Congresso

Conhecer e dar a conhecer

Image 12338

A pu­bli­cação do Pro­grama e dos Es­ta­tutos do PCP, al­te­rados no XIX Con­gresso, e da Re­so­lução Po­lí­tica aí adop­tada é uma opor­tu­ni­dade para co­nhecer mais apro­fun­da­da­mente o pro­jecto do Par­tido, questão fun­da­mental para uma mi­li­tância mais qua­li­fi­cada. 
O Pro­grama do Par­tido, in­ti­tu­lado «Uma De­mo­cracia Avan­çada – os Va­lores de Abril no Fu­turo de Por­tugal», é cons­ti­tuído por uma in­tro­dução em que se re­fere as ca­rac­te­rís­ticas fun­da­men­tais do Par­tido e o seus ob­jec­tivos su­premos, e quatro ca­pí­tulos: «A Re­vo­lução de Abril – Re­a­li­zação His­tó­rica do Povo Por­tu­guês»; «Uma De­mo­cracia Avan­çada – Os Va­lores de Abril no Fu­turo de Por­tugal»; «O So­ci­a­lismo, Fu­turo de Por­tugal» e «O Par­tido». Ter­mina com a con­vicção de que «a luta para que o Pro­grama do PCP, pela von­tade do povo por­tu­guês, se con­firme na vida é o ca­minho da li­ber­dade, da de­mo­cracia, da in­de­pen­dência na­ci­onal, da paz e do so­ci­a­lismo. É o ca­minho que in­te­ressa ao povo por­tu­guês e à pá­tria por­tu­guesa».
Este Pro­grama foi apro­vado no XII Con­gresso, re­a­li­zado em 1988, com o nome «Por­tugal: Uma De­mo­cracia Avan­çada no Li­miar do Sé­culo XXI», e so­freu al­te­ra­ções no XIV Con­gresso, que teve lugar quatro anos de­pois. No XIX Con­gresso, re­a­li­zado no final do ano pas­sado, voltou a ser al­te­rado, num amplo pro­cesso de de­bate in­terno do qual re­sul­taram cerca de 600 pro­postas de al­te­ração que deram origem a 120 cor­rec­ções ou acres­centos ao texto do Pro­grama. 
No Pro­grama do Par­tido ins­creve-se o ob­jec­tivo do so­ci­a­lismo e do co­mu­nismo, tendo como etapa ac­tual a luta por uma De­mo­cracia Avan­çada, com quatro ver­tentes in­se­pa­rá­veis: a po­lí­tica, a eco­nó­mica, a so­cial e a cul­tural. Estas ver­tentes as­sentam em cinco com­po­nentes ou ob­jec­tivos fun­da­men­tais: um re­gime de li­ber­dade no qual o povo de­cida do seu des­tino e um Es­tado de­mo­crá­tico, re­pre­sen­ta­tivo e par­ti­ci­pado; um de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico as­sente numa eco­nomia mista, di­nâ­mica, li­berta do do­mínio dos mo­no­pó­lios, ao ser­viço do povo e do País; uma po­lí­tica so­cial que ga­ranta a me­lhoria das con­di­ções de vida dos tra­ba­lha­dores e do povo; uma po­lí­tica cul­tural que as­se­gure o acesso ge­ne­ra­li­zado à livre cri­ação e fruição cul­tu­rais; uma pá­tria in­de­pen­dente e so­be­rana com uma po­lí­tica de paz, ami­zade e co­o­pe­ração com todos os povos.
Para além do papel que o Pro­grama, os Es­ta­tutos e a Re­so­lução Po­lí­tica do XIX Con­gresso as­sumem na for­mação po­lí­tica e ide­o­ló­gica dos mi­li­tantes do Par­tido e no en­qua­dra­mento da ac­ti­vi­dade par­ti­dária, é ainda fun­da­mental di­vulgá-los junto da classe ope­rária, dos tra­ba­lha­dores, da ju­ven­tude, dos de­mo­cratas e pa­tri­otas para que mais e mais gente co­nheça o Par­tido e o seu pro­jecto.



Mais artigos de: PCP

Convergência e unidade

O PCP des­do­brou-se nos úl­timos dias em en­con­tros com di­versas es­tru­turas e or­ga­ni­za­ções, tendo sempre na agenda a luta contra o pacto de agressão e pela al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda.

Por um governo patriótico e de esquerda

Jerónimo de Sousa participou, dia 18, num grande jantar realizado na freguesia coimbrã de Castelo Viegas, que contou com a presença de centenas de militantes e simpatizantes do Partido. O Secretário-geral comunista alertou para as consequências da política do Governo e da troika e...

O Partido dos trabalhadores

A ac­ti­vi­dade dos eleitos co­mu­nistas dá ex­pressão ins­ti­tu­ci­onal à luta que se trava nas em­presas e lo­cais de tra­balho em de­fesa do em­prego e dos di­reitos.

Desfile-protesto do PCP

O PCP promove hoje, pelas 17 horas, um desfile-protesto pelas ruas do Porto contra o aumento do custo de vida. A acção, que conta com a presença do Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa, inicia-se na Praça da Batalha e termina na Rua de Santa Catarina.  Trata-se da...

Lá como cá, longe da realidade

O primeiro-ministro esteve em França no dia 17. Na agenda estavam encontros com o seu homólogo francês e com o presidente da República François Hollande, a apresentação, na Embaixada de Portugal, de um «programa de incentivo à...

Comunistas organizam-se nas empresas municipais

Realizou-se, dia 15, no Centro de Trabalho do PCP em Moura, a assembleia constitutiva da célula do Partido nas empresas municipais do concelho, onde trabalham mais de 80 pessoas. Foi aprovada uma resolução política intitulada «Pelo reforço da organização do...