Projecto de mudança
Bernardino Soares é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Loures nas próximas eleições autárquicas. Esta candidatura visa inverter a «espiral descendente» em que o concelho de Loures foi colocado por mais de uma década de gestão PS.
A gestão do PS neste município está há muito esgotada
Anteontem, em conferência de imprensa, o actual presidente do Grupo Parlamentar do PCP frisou que a sua candidatura é constituída por uma equipa de homens e mulheres que, candidatando-se à Câmara, à Assembleia Municipal e às freguesias, darão corpo a um projecto de mudança.
«Não contem connosco para prometer mundos e fundos, para dar como certo o que não é, para enganar o povo, ou para prometer o que não é possível. Para isso não contem connosco, já tivemos tudo isso com as maiorias do PS. Contem connosco, isso sim, para utilizar melhor os recursos do município, para gerir bem e em função das necessidades da população, para reconquistar a dignidade perdida ao longo dos últimos anos», afirmou, sublinhando que «a gestão do PS neste município está há muito esgotada e não responde a muitos dos principais problemas e necessidades da população do concelho de Loures», como acontece com a recolha do lixo, onde, apesar do brutal agravamento das taxas cobradas aos cidadãos pelo município, «o serviço prestado se vem degradando cada vez mais».
Também a rede de distribuição de água mereceu as críticas do candidato da CDU, que contesta as «perdas que se estimam superiores a 30 por cento», as «frequentes roturas e cortes» e a «ausência quase completa de investimentos nas redes». «Hoje, fruto da irresponsabilidade do PS nos concelhos de Loures e Odivelas, é o próprio futuro dos SMAS como serviço público que está em causa», alertou.
Bernardino Soares falou ainda da rede viária, que, em muitas freguesias do concelho, «está profundamente degradada», da cultura, do desporto ou do associativismo, «relegados para um lugar de desvalorização e abandono nas prioridades municipais», ao mesmo tempo que «a população do concelho suporta elevados níveis de fiscalidade municipal, de taxas e outros encargos».
Defesa dos postos de trabalho
Na sua declaração, o candidato da CDU, dirigiu uma palavra aos trabalhadores do município, que são «duplamente penalizados» por uma política «de ataque aos seus direitos e aos seus salários pelo Governo e pela aplicação do memorando da troika» e, a nível municipal, por um política que «despreza as suas condições de trabalho». Aos trabalhadores dos SMAS e das empresas municipais sobre quem pairam sérias ameaças quanto ao seu futuro, Bernardino Soares garantiu que a CDU «se empenhará na defesa dos seus postos de trabalho».
Defender direitos
Em tempos de grande dificuldade para a maioria dos portugueses e para a população do concelho de Loures, Bernardino Soares afirmou que «é preciso responder, não com resignação, mas com determinação na defesa dos direitos e dos princípios em que acreditamos».
Neste sentido, prometeu que a CDU vai lutar pela «valorização do Poder Local democrático», pela «reposição dos seus níveis de financiamento e da sua plena autonomia conforme aliás previsto na Constituição» e pela «melhoria das condições de vida das populações». «Queremos que o concelho de Loures, com a sua história, os seus trabalhadores e populações, os seus empresários, a sua capacidade produtiva, se valorize e progrida. Queremos que volte a ser um concelho com valor próprio e não apenas um vizinho de Lisboa», afirmou, apelando «a todos os que querem esta mudança que se juntem a nós, que nos contactem, que nos tragam as suas ideias, preocupações e exigências. Que construam connosco a alternativa indispensável e inadiável de que Loures precisa.»