Força da razão
Cerca de 200 pessoas participaram, sábado, numa concentração em defesa da Junta de Freguesia de Santo André, no Barreiro. «No concelho do Barreiro, e com toda a certeza em todo o País, vamos resistir pela continuação das freguesias actuais», disse, na acção, António Marques, presidente daquela Junta de Freguesia.
O protesto contou ainda com a presença dos presidentes das outras juntas de freguesia do Barreiro, assim como do presidente da Assembleia Municipal e do presidente da Câmara. «Eles têm a força do poder, mas não há força que vença a força da razão», disse Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro.
No mesmo dia, os comunistas de Almada realizaram, na Praça da Portela, no Laranjeiro, uma Tribuna Pública «Contra a Extinção de Freguesias – Em Defesa dos Serviços Públicos». Nesta iniciativa intervieram Mara Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia do Laranjeiro, Zózimo Amado, membro do Executivo da Comissão Concelhia de Almada, José Gonçalves, vereador na Câmara de Almada, e Joaquim Judas, da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP.
No próximo sábado, a Comissão de Luta Contra a Extinção da Freguesia de Guidões, concelho de Trofa, vai promover, às 21 horas, no Largo Abade de Sousa Maia (Largo da Igreja), a «queima do galheiro» e do «Entrudo», chamado «Relvas». Esta acção contará com a presença, entre outros, de Agostinho Lopes, ex-deputado do PCP na Assembleia da República.