PORTO

Linha do Douro

Os deputados à Assembleia da República (AR) discutiram, no dia 23, uma petição que exigia a remodelação e electrificação da Linha do Douro, no troço Caíde – Marco de Canaveses.

Segundo a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, «trata-se de uma questão importante para a região, uma vez que o benefício desta obra abrangeria, para além do concelhos de Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende» e permitiria «oferecer um serviço de melhor qualidade, aumentando o universo de utentes daquela linha e diminuindo os custos de exploração pela CP».

É por este motivo que o PCP, desde 2003, tem apresentado na AR propostas para que se proceda à electrificação e colocação de via dupla na ferrovia entre as estações de Caíde e Ermida. Propostas essas sempre rejeitadas pelo PS, PSD e CDS.

«A última dessas propostas foi um projecto de resolução que recomenda ao Governo a electrificação do troço entre Caíde e o Marco de Canaveses da linha ferroviária do Douro e que chegou a ser aprovada pela AR no passado mês de Junho. No entanto o actual Governo nada fez para assegurar a realização desta obra, demonstrando que para este Governo, tal como para o anterior governo do PS, o caminho-de-ferro só é prioritário quanto toca à sua privatização», lamentam os comunistas do Porto.



Mais artigos de: Breves PCP

Agir com confiança

Em tempos de crise e de recessão continuada, o Governo impôs aos micro e pequenos empresários um novo modelo de facturação, com custos elevados e incomportáveis. «Tudo isto é introduzido sem o mínimo de respeito, sem nenhuma ajuda em termos de...

Contra privatização

A Comissão Concelhia de Cantanhede do PCP manifestou-se contra a privatização do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, proposta pelo Governo, no seguimento das orientações do pacto de agressão da troika, negociado e assinado pelo governo do PS de então e pelo...