- Razões também dos utentes

A ofen­siva contra os tra­ba­lha­dores das em­presas de trans­portes faz parte de uma po­lí­tica, cujos efeitos se re­per­cutem, também, nas po­pu­la­ções e utentes dos trans­portes pú­blicos, con­si­dera a Co­missão de Utentes de Trans­portes da Margem Sul, na sau­dação que en­viou à ma­ni­fes­tação de 9 de Março e pu­blicou na In­ternet (fa­ce­book.com/​cut­mar­gemsul). A es­tra­tégia que visa be­ne­fi­ciar os grupos eco­nó­micos com in­te­resses no sector in­clui «os bru­tais au­mentos das ta­rifas, sempre acom­pa­nhados por cortes nas car­reiras, os golpes contra o passe so­cial in­ter­modal, a re­ti­rada de des­contos nos passes para es­tu­dantes e idosos».

O Go­verno «pre­tende ge­ne­ra­lizar o que já se passa na margem Sul do Tejo», acusa a co­missão de utentes, re­fe­rindo três exem­plos:
- na con­cessão do com­boio na Ponte 25 de Abril (ser­viço a que a CP foi im­pe­dida de con­correr), a Fer­tagus re­cebe avul­tadas verbas do Es­tado, mas mantém-se fora do passe so­cial in­ter­modal e os utentes pagam muito mais, em com­pa­ração com os va­lores co­brados na CP para dis­tân­cias se­me­lhantes;
- no Metro Sul do Tejo, os utentes do passe so­cial in­ter­modal têm de pagar uma taxa de nove euros;
- um ver­da­deiro re­co­lher obri­ga­tório foi im­posto pela TST a muitas lo­ca­li­dades, através dos cortes de car­reiras fora das horas de ponta e aos fins de se­mana.

Para a CUT Margem Sul, só será pos­sível ter mais e me­lhores trans­portes pú­blicos «com ou­tras po­lí­ticas e outro Go­verno, o que co­loca a todos, tra­ba­lha­dores e utentes, e a cada um dos que são atin­gidos, a ne­ces­si­dade de unir es­forços».



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