Renault reduz salários e pessoal

Após quatro meses de ne­go­ci­a­ções, vá­rios sin­di­catos da Re­nault as­si­naram, dia 13, o pro­jecto da ad­mi­nis­tração que visa au­mentar a com­pe­ti­ti­vi­dade das uni­dades fran­cesas do cons­trutor au­to­móvel.

Das quatro es­tru­turas re­pre­sen­tadas no Co­mité Cen­tral de Em­presa, só a CGT se opôs ao acordo que es­ti­pula um au­mento dos tempos de tra­balho e uma forte re­dução de pes­soal.

O do­cu­mento, as­si­nado pelos sin­di­catos CGC-CFE, CFDT e FO, prevê a ex­tinção de 7500 postos de tra­balho até 2016, que será efec­tuada mai­o­ri­ta­ri­a­mente através da não subs­ti­tuição de tra­ba­lha­dores, de pré-re­formas e de res­ci­sões por mútuo acordo.

Pa­ra­le­la­mente, os sa­lá­rios fi­carão con­ge­lados em 2013 ao mesmo tempo que é es­ta­be­le­cido um au­mento de 6,5 por cento das horas de tra­balho.

Em con­tra­par­tida, o grupo com­pro­mete-se a não en­cerrar mais uni­dades em França e a au­mentar o vo­lume de veí­culos ali pro­du­zidos para 710 mil no prazo de quatro anos, contra 530 mil que saíram das li­nhas de mon­tagem no ano pas­sado.

Este au­mento passa pela con­cen­tração da pro­dução de 80 mil vi­a­turas de um dos par­ceiros do grupo, que po­derá ser a Nissan. Com este plano de pro­dução as uni­dades gau­lesas da Re­nault po­derão al­mejar uma taxa de uti­li­zação de 85 por cento contra os ac­tuais 60 por cento, nível que as deixa abaixo da ren­ta­bi­li­dade.



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