Sub-emprego afecta milhões na UE

Entre os 43 mi­lhões de pes­soas que tra­ba­lhavam a tempo par­cial nos países da União Eu­ro­peia em 2012, cerca de 9,2 mi­lhões de­se­ja­riam e es­ta­riam dis­po­ní­veis para tra­ba­lhar um maior nú­mero de horas, se­gundo um inqué­rito do Eu­rostat di­vul­gado dia 19.

O es­tudo in­dica ainda que a si­tu­ação de sub-em­prego tem abran­gido uma per­cen­tagem cres­cente de tra­ba­lha­dores, pas­sando de 18,5 por cento em 2008, para 20,5 por cento em 2011 e 21,4 por cento em 2012.

Essa per­cen­tagem au­menta sig­ni­fi­ca­ti­va­mente em países como a Grécia (66%), Es­panha (55%), Le­tónia (53%) e Chipre (50%).

Em Por­tugal, onde se­gundo o Eu­rostat o em­prego a tempo par­cial re­pre­senta 13,2 por cento do em­prego total, há 256 mil tra­ba­lha­dores nesta si­tu­ação, ou seja, 42,8 por cento do total, que mos­tram dis­po­ni­bi­li­dade para tra­ba­lhar mais horas.

A pro­porção mais baixa de tra­ba­lha­dores a tempo par­cial dis­postos a la­borar mais horas foi re­gis­tada na Ho­landa (3%), na Es­tónia (8%) e na Re­pú­blica Checa (10%).

O es­tudo re­vela igual­mente a exis­tência de 8,8 mi­lhões de pes­soas (dos 15 aos 74 anos), que estão hoje clas­si­fi­cadas na ca­te­goria de «po­pu­lação eco­no­mi­ca­mente inac­tiva» mas que ma­ni­festam dis­po­ni­bi­li­dade para tra­ba­lhar.

A este grupo junta-se um outro em si­tu­ação se­me­lhante com­posto por 2,3 mi­lhões de pes­soas. Ao todo, as­si­nala o Eu­rostat, existe uma força de tra­balho po­ten­cial su­ple­mentar de 11 mi­lhões de pes­soas na UE 27, ou seja, 4,6 por cento do total da po­pu­lação ac­tiva.



Mais artigos de: Europa

A descida aos infernos

Desde o início da crise da dí­vida, em 2009, os gregos per­deram pra­ti­ca­mente um terço dos seus ren­di­mentos, se­gundo dados di­vul­gados, dia 19, pelo ins­ti­tuto de es­ta­tís­ticas he­lé­nico.

Ataque assassino

Trinta e três trabalhadores agrícolas, todos imigrantes do Bangladeche, foram barbaramente baleados, dia 17, numa das muitas explorações de Nea Manolada, no Sul da Grécia, ficando oito deles em estado grave. O ataque assassino, como foi qualificado pela Frente Militante de Todos os...

Reféns da banca

Os des­pejos em Es­panha lançam na mi­séria um nú­mero cres­cente de fa­mí­lias que, per­dendo a casa, con­ti­nuam su­jeitas às cláu­sulas abu­sivas dos con­tratos da banca.

Napolitano reeleito aos 89 anos

Após duas tentativas falhadas, o centro-esquerda de Bersani e a direita de Berlusconi com o apoio de Monti chegaram a acordo, no sábado, 20, para reeleger o actual chefe de Estado para mais um mandato de sete anos. Giorgio Napolitano, de 87 anos, tem agora a missão de resolver o impasse...

O embusteiro

No seu livro A Verdade e Mentira na Revolução de Abril (a contra-revolução confessa-se), Álvaro Cunhal dedica uma atenção particular à adesão de Portugal à CEE e à sequente evolução da...