Bangladeche

A sede do Par­tido Co­mu­nista foi ata­cada e par­ci­al­mente des­truída por mi­li­tantes de or­ga­ni­za­ções is­la­mitas no dia 5 de Maio. Em co­mu­ni­cado di­vul­gado no so­lidnet, o PCB de­talha que mem­bros do Jamat-e-Is­lami ar­rom­baram o portão à bomba e in­cen­di­aram cinco carros e o edi­fício, obri­gando os co­mu­nistas que ali se en­con­travam a tra­ba­lhar, in­cluindo o se­cre­tário-geral, Mu­jahidul Islam Selim, a fu­girem pelo te­lhado.

Em con­fe­rência de im­prensa re­a­li­zada dois dias após o aten­tado, a di­recção do par­tido con­si­derou que a razão de fundo do ataque é o facto «de o PCB ser um sin­cero e con­sis­tente lu­tador pelo se­cu­la­rismo e pelo jul­ga­mento dos cri­mi­nosos da guerra [de in­de­pen­dência do Pa­quistão] de 1971. Desde que o tri­bunal para os crimes de guerra pro­feriu al­gumas sen­tenças, as forças fun­da­men­ta­listas não mais ces­saram de pro­mover a anar­quia e a vi­o­lência».

O PCB acusou ainda o go­verno de não ga­rantir a se­gu­rança no país e o par­tido de di­reita BNP de co-res­pon­sa­bi­li­dade sobre o su­ce­dido ao ter «apoiado a marcha sobre a ca­pital, Daca, con­vo­cada pelo Jamat-e-Is­lami».



Mais artigos de: Breves Intenacional

Chile

Pela Educação pública, gratuita e de qualidade, cerca de 80 mil pessoas entre alunos do Superior e do Secundário, pais, professores e funcionários do sector, manifestaram-se, a semana passada, nas ruas da capital, Santiago. O protesto voltou a terminar em confrontos, com a...

Coreia

Um porta-aviões nuclear norte-americano foi enviado para águas sul-coreanas com o objectivo de integrar as manobras militares conjuntas dos EUA e Coreia do Sul. A chegada do USS Nimitz, um dos maiores navios de guerra do mundo, liderando uma reforçada frota ofensiva, foi considerada pela...