- Nº 2061 (2013/05/30)
CDU de Lisboa visita Posto de Limpeza Urbana

Reforçar os serviços públicos

Nacional

João Ferreira e António Carichas, candidatos à presidência da Câmara de Lisboa e da Junta de Freguesia de Alcântara, respectivamente, contactaram, na sexta-feira, com os trabalhadores do Posto de Limpeza Urbana da Rua 1.º de Maio, em Alcântara, instalado «provisoriamente» há mais de oito anos em contentores cuja «validade» é de apenas cinco anos.

No local foi possível constatar todo um conjunto de problemas, como a visível degradação e precariedade do espaço, e também, devido à sua localização, debaixo da Ponte 25 de Abril, a frequente queda de objectos provenientes das viaturas que nela circulam, bem como da própria estrutura.

Durante a visita, os trabalhadores da Câmara de Lisboa deram conta de falta de condições de trabalho dignas, de pessoal, de baixos salários e da consequente dependência do trabalho suplementar (extraordinário), como forma de completar o seu rendimento. Foi ainda manifestada muita preocupação em relação à sua passagem para as juntas de freguesia.

Os candidatos da CDU ouviram atentamente as preocupações colocadas pelos trabalhadores, tendo-lhes transmitido que a situação precária em que se encontra aquele Ponto de Limpeza é um exemplo claro da forma fria e insensível como a gestão PS à frente do município de Lisboa trata os seus trabalhadores. Por outro lado, João Ferreira e António Carichas destacaram que para a CDU os trabalhadores do município são o seu recurso mais valioso e que a salvaguarda das suas condições de trabalho deve ser a prioridade número um do executivo municipal, sendo essa uma condição para continuar a assegurar a prestação de um serviço público de qualidade.

A terminar a visita, foi deixada a garantia de que, apesar das intenções do Governo PSD/CDS e da gestão PS de António Costa de privatizar os serviços de Limpeza Urbana, como é exemplo a transferência para as juntas de freguesia da responsabilidade pela prestação deste serviço, a CDU e os seus candidatos não só combaterão estes intentos, como defendem, em alternativa, o caminho do reforço dos meios e da capacidade de resposta dos serviços públicos prestados pelo município de Lisboa.