Recolha de fundos e difusão da imprensa

Tarefas fundamentais

O Centro de Tra­balho da Bo­a­vista, no Porto, re­cebeu o quarto con­vívio re­gi­onal anual de mi­li­tantes com ta­refas de fundos e di­fu­sores do Avante!, que contou com a par­ti­ci­pação de uma cen­tena de pes­soas. Nesta ini­ci­a­tiva, houve lugar para o con­vívio, a ani­mação mu­sical, com João Tei­xeira, e as ne­ces­sá­rias in­ter­ven­ções po­lí­ticas su­bli­nhando a im­por­tância da mi­li­tância co­mu­nista, que fi­caram a cargo de José Mo­reira, do Se­cre­ta­riado da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto, e de Fran­cisco Lopes, dos or­ga­nismos exe­cu­tivos do Co­mité Cen­tral.

Este úl­timo, par­tindo da aná­lise da si­tu­ação po­lí­tica na­ci­onal e das exi­gên­cias que ela co­loca ao Par­tido, (luta pela al­ter­na­tiva po­lí­tica, greve geral, elei­ções au­tár­quicas), afirmou que para «levar para adi­ante as ta­refas ime­di­atas, in­se­rindo-as no grande pro­jecto do nosso Par­tido – a de­mo­cracia avan­çada, o so­ci­a­lismo e o co­mu­nismo –, pre­ci­samos de um Par­tido que se con­so­lide e re­force, um Par­tido ainda mais forte». Foi neste con­texto que Fran­cisco Lopes se re­feriu às ta­refas des­ta­cadas na­quele con­vívio como sendo ver­da­dei­ra­mente es­sen­ciais.

A di­vul­gação da im­prensa do Par­tido, sa­li­entou Fran­cisco Lopes, é parte do com­bate ide­o­ló­gico, fun­da­mental pe­rante os «co­men­ta­dores nos ór­gãos de co­mu­ni­cação so­cial, cujo pal­marés re­vela que foram os prin­ci­pais res­pon­sá­veis pelo de­sastre do País, e que agora dão as re­ceitas para o fu­turo». Quanto aos fundos, ele­mento fun­da­mental da ac­ti­vi­dade par­ti­dária desde sempre, as­sumem hoje, dadas as cir­cuns­tân­cias que o País atra­vessa, uma im­por­tância ainda maior», já que sem eles o Par­tido «não pode cum­prir o seu papel».

O di­ri­gente co­mu­nista ter­minou ape­lando a que os pre­sentes, no seu tra­balho diário, res­pondam aos de­sa­fios, con­ti­nu­ando os es­forços para au­mentar a ca­pa­ci­dade fi­nan­ceira do Par­tido e a di­fusão do Avante! e, dessa forma, apro­ximar a con­cre­ti­zação dos ob­jec­tivos tra­çados pelo Par­tido.



Mais artigos de: PCP

Alentejo evoca Álvaro Cunhal

O es­pec­tá­culo que se re­a­liza às 21 horas de sá­bado, 15, na Casa da Cul­tura de Beja pro­mete emo­ci­onar os pre­sentes ao evocar uma das fi­guras mais des­ta­cadas para a luta do povo da re­gião.

Demissão do Governo é passo essencial

A luta pela de­missão do Go­verno e por uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda foram temas em des­taque no co­mício de sá­bado em São João da Ma­deira.

Intimidação não resulta

Não há intimidação ou repressão que possa condicionar a luta dos trabalhadores e do povo. Esta foi a garantia deixada pelo Executivo da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP reagindo à detenção ilegal de um manifestante que...

Vitivinicultores arruinados

As direcções regionais do PCP de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda, acompanhadas por Agostinho Lopes, do Comité Central, promoveram na semana passada uma visita aos principais concelhos da região do Douro, com a finalidade de ouvir os agricultores e as instituições...

Ofensa à democracia

O PCP promoveu no sábado, em Braga, um protesto contra a instalação numa rotunda da cidade de uma estátua do cónego Melo, figura destacada da contra-revolução. Na acção, os comunistas plantaram cravos no local onde está previsto que a estátua...