- Nº 2066 (2013/07/4)
Viseu

Força à luta

Trabalhadores

Image 13538

No distrito de Viseu a greve geral teve grande expressão em diferentes sectores da administração pública. Na saúde, os principais hospitais do distrito registaram adesões de 100%, casos de Lamego e Tondela, situando-se em 87% o nível de adesão apurado no hospital de S. Teotónio, em Viseu. Nos centros de saúde de Mangualde a adesão ultrapassou os 90%.

Na área da justiça a adesão foi total nos tribunais Judiciais de Viseu e Mangualde, que encerraram, tal como no tribunal Administrativo e do Trabalho de Viseu. Também a maioria das repartições de Finanças do distrito esteve encerrada. Mesmo nas escolas – que acabaram de viver um período de luta vitorioso desencadeado pelos professores –, as adesões à greve foram significativas levando ao encerramento de vários estabelecimentos de ensino.

Já no sector privado o destaque vai para a Transdev, empresa de transportes que paralisou a 90% e para a Granimundo – mármores e granitos, que parou a 87%.

A greve geral foi assim fortemente sentida em muitos serviços públicos do distrito de Viseu, dando força ao forte movimento popular de contestação e à exigência de derrota da política de direita e de derrube do Governo.