- Nº 2066 (2013/07/4)
Braga

Forte adesão

Trabalhadores

Image 13537

Os primeiros efeitos da greve geral no distrito de Braga fizeram sentir-se logo de madrugada, com adesões de 100% na recolha do lixo nos turnos diurnos em Braga, Barcelos e Guimarães. A adesão em todos os outros serviços da AGERE, empresa municipal de Braga, foi também de 100%: como a varredura, as águas e o saneamento.

Na Câmara Municipal de Fafe o edifício principal esteve encerrado, assim como a tesouraria e contabilidade da Câmara Municipal de Esposende e a contabilidade da Câmara Municipal de Vila Verde. Ainda neste concelho, as piscinas municipais estiveram encerradas, assim como as de Braga. Grande foi também a adesão nos Transportes Urbanos de Braga – 100% –, como aliás tem sido apanágio dos seus trabalhadores.

No sector da saúde os sinais foram igualmente muito expressivos, com os serviços de consulta externa e ambulatórios encerrados no Hospital Santa Maria Maior em Barcelos; a unidade de Guimarães do Centro Hospitalar do Alto Ave encerrada de manhã, o fecho da rouparia desta unidade durante todo o dia e a forte afectação sentida nas consultas externas; serviços mínimos no Hospital de Braga e na unidade de Fafe do Centro Hospitalar do Alto Ave e a Unidade de Saúde Familiar do Carandá, em Braga, encerrada.

O sector privado respondeu também com significativas adesões à greve geral: a COFINCA, em Vila Verde, teve uma adesão de 95%; na Fehst Componentes, em Braga, atingiu-se os 80% no horário normal; a Moviflor e a Tecniwood, também em Braga, chegaram a adesões de 100%, com os trabalhadores à porta, em protesto. Em empresas como a MABOR (Famalicão), Almtrol Alfa (Guimarães), Bosch, Jado Ibéria ou Fábrica Portuguesa de Segmentos (Braga), a greve geral fez-se igualmente sentir com força.

Os seus efeitos repercutiram-se ainda em escolas e agrupamentos por todo o distrito, bem como no sector das pescas, com a lota de pesca de Esposende encerrada. Também nas repartições de finanças de Braga e Famalicão, na alfândega de Braga, em vários balcões da Segurança Social (encerrados), ou na cantina do Hospital de Famalicão (também encerrada), as adesões à greve geral foram-se somando umas às outras, dando corpo ao que foi uma grande jornada de luta de todos os trabalhadores do distrito de Braga. Jornada que os trabalhadores levaram, ainda, para as ruas, dando maior visibilidade à greve geral em acções realizadas um pouco por todo o distrito.