Editorial
Opinião
A talhe de foice

O grotesco

Desde 1976 que PS, PSD e o penduricalho CDS têm espalhado o grotesco na governação, começando nas alianças...
PCP

O papel da comunicação social na semana política que passou

A saída do ministro das Finanças, primeiro, e a carta de demissão de Paulo Portas, depois, vieram confirmar por inteiro a análise que o Comité Central do PCP realizou nas suas últimas reuniões: um Governo derrotado, ilegítimo e cada vez mais isolado a quem a última greve geral provocou um abalo irreparável; um Governo onde se aprofundam e agudizam contradições que resultam não de divergências quanto às opções de fundo – nessa matéria Passos, Portas, Cavaco e mesmo Seguro estão absolutamente alinhados com o grande capital – mas da tentativa de cada um, à sua maneira, sacudir responsabilidades sobre a gravíssima crise económica, social, mas também política, em que o País se encontra.

Actual

Supostamente...

Ao escrevermos estas linhas está o País à espera da comunicação que Cavaco Silva proferirá...
Actual

Atenção ao que dizia o Eça

Os episódios e cenas políticas da semana passada fizeram-me lembrar uma anedota do actor Solnado, fazendo o papel de um...
Crónica Internacional

Dignidade e soberania

Constitui um acto da maior gravidade a interdição do espaço aéreo ao avião de Evo Morales por quatro...
Em Foco

Povo reclama poder decidir

«Um Governo que agrava a exploração e o empobrecimento, junta mais crise à crise, amplia a gritante desigualdade social no nosso País e promove um ajuste de contas com Abril, com a democracia e a soberania nacional, não pode continuar em funções, mesmo que surja agora em versão recauchutada», afirmou Arménio Carlos, no protesto que a CGTP-IN promoveu sábado, junto ao Palácio de Belém, para exigir a demissão do executivo PSD/CDS e a realização de legislativas antecipadas.

Ninguém pára a força de um povo

Ao apelo do PCP, milhares de pessoas saíram às ruas de Lisboa, Porto e Évora logo no dia 3 para exigir a dissolução da Assembleia da República e a realização de eleições antecipadas. Exigências que se mantêm, por mais voltas que PSD e CDS dêem para prosseguirem no poder a afundar o País.

PCP

Exigência e clamor nacional em Belém

Com o País a viver uma grave crise social, económica e política, nunca como agora foi tão forte a exigência e a necessidade de demitir o Governo, convocar eleições e dissolver a Assembleia da República.

PCP reúne com FNAM

Uma delegação do PCP dirigida pelo seu Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, e integrada por Jorge Pires, da...

Vale a pena lutar

A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP valoriza a vitória alcançada pelos...

Homenagem a Ferreira Soares

As comissões concelhias do PCP de Santa Maria da Feira e de Espinho assinalaram no dia 4 os 71 anos do assassinato pela PVDE do...
Trabalhadores

Greve dos enfermeiros com elevada adesão

Os enfermeiros portugueses, em greve nos dias 9 e 10 de Julho, começaram a ver resultados da sua luta logo no primeiro dia: o Ministério da Saúde agendou para sexta-feira uma reunião com o sindicato.

Fenprof quer travar novas leis

A Fenprof considera que, apesar das salvaguardas para o pessoal docente recentemente negociadas com o MEC, a melhor garantia para professores...
Assembleia da República

Cabe ao povo decidir o futuro

O PCP insiste na demissão do Governo e na convocação de eleições, condição para inverter o rumo de desastre nacional e romper com a política de direita.

 

Ainda e sempre mais exploração

Maioria PSD/CDS-PP aprovou, na generalidade, o diploma que reduz o valor das indemnizações por despedimento para 12 dias por cada ano de trabalho.

Decisão de gravidade extrema

Foi com o «mais vivo repúdio e protesto» que Bernardino Soares avaliou a recusa do Governo de autorizar a aterragem em solo...

Omissões e descrédito

O ainda ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas, que foi anteontem ao Parlamento por exigência do PCP para esclarecer o...

Partilhar não é crime

Está na comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, em processo de consulta pública, o...

Esfolar ao máximo

As alterações na fiscalidade que impõem a inscrição nas Finanças de agricultores que queiram...
Poder Local

Transformação e progresso

Image 13594

O distrito de Setúbal é um notável exemplo da capacidade de transformação e progresso do projecto autárquico da CDU, expresso na obra colectiva de autarcas, trabalhadores das autarquias e população, e nos resultados alcançados no ordenamento do território, na defesa do ambiente, na promoção da cultura e do desporto, na educação, na intervenção social, da preservação das culturas e tradições locais, na promoção da economia local, enfim, em todos os âmbitos de intervenção das autarquias, que colocam a região no topo dos índices de desenvolvimento social do País.

Continuar uma obra extraordinária

Joaquim Judas é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Almada. O colectivo que agora vai integrar tem por missão prosseguir o extraordinário património de realização do povo de Almada, do seu movimento associativo e dos seus autarcas. Uma obra construída com trabalho, honestidade e competência, enfrentando e vencendo enormes dificuldades.

«Em Almada temos vivido uma revolução contínua»

A Câmara Municipal de Almada é uma das mais reconhecidas, a nível nacional, pelo seu trabalho. Nos últimos 39 anos, este concelho atingiu patamares de desenvolvimento muitíssimos relevantes em todos os domínios da vida local, quer ao nível social, educativo e cultural, quer ao nível desportivo, ambiental e económico.

O Avante! foi falar com Maria Emília de Sousa, presidente desta autarquia desde 1987, que passará o testemunho, se o povo de Almada o entender, a Joaquim Judas, primeiro candidato da CDU às eleições autárquicas de 29 de Setembro, que promete continuar o rumo de desenvolvimento traçado.

Continuar a transformar Palmela

Amanhã, às 18.30 horas, no Anfiteatro do Parque Venâncio Ribeiro da Costa (esplanada do Castelo), vão ser apresentados os candidatos da CDU à Câmara de Palmela. Em conversa com o Avante!, Álvaro Amado e Ana Teresa Vicente, cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Palmela, respectivamente, deram conta do trabalho realizado e perspectivaram as novas linhas de trabalho e os novos projectos para um concelho onde é bom viver e trabalhar.

Acrescentar valor às pessoas

Para o próximo mandato eleitoral, a CDU compromete-se a continuar o trabalho de desenvolvimento e progresso que tem marcado o município do Seixal, e que transformou o concelho numa referência a nível nacional. A candidatura da CDU integra uma equipa de reconhecido valor e empenho que, em conjunto com os trabalhadores e a população, continuará a trabalhar para assegurar a prestação do serviço público, na defesa dos pilares essenciais em que assentam o Poder Local e os valores de Abril.

 

CDU é uma aliada dos trabalhadores e do povo

«Antes do 25 de Abril, o concelho da Moita era um concelho onde faltava quase tudo, em termos de equipamentos públicos, onde a grande maioria das ruas não tinha asfalto, onde a rede de esgotos cobria apenas uma parte das povoações, onde a água não chegava a todas as casas», descreve, em conversa com o Avante!, Rui Garcia, primeiro candidato da CDU à Câmara da Moita. Hoje, continua, «somos um equipamento dotado dos equipamentos básicos indispensáveis à qualidade de vida das populações, com uma qualidade de vida ao nível do que de melhor existe no nosso País». A CDU, nas autarquias, é por isso a mais poderosa força na defesa do Poder Local democrático e dos interesses das populações.

Desenvolver Alcochete

Luís Miguel Franco e Miguel Boieiro são, respectivamente os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia...

Valorizar o turismo

No dia 30 de Junho, a CDU apresentou, no recinto da Feira dos Santos Populares, na Quinta do Conde, os candidatos às...

CDU é de todos

Carlos Humberto de Carvalho é o cabeça de lista da CDU à Câmara do Barreiro e Frederico Fernandes Pereira à...

Fazer o sonho amanhecer

No Montijo, Carlos Almeida e Francisco Salpico são os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal. Na...
Nacional

Fraternidade e solidariedade

Centenas de pessoas participaram, domingo, em mais uma edição do Passeio das Mulheres CDU/Porto, que teve lugar no Parque Fluvial de Porto de Rei, em Resende.

JCP marca Congresso

Está marcado para os dias 5 e 6 de Abril de 2014 o 10.º Congresso da JCP. A reunião magna dos jovens comunistas...

Faleceu Herberto Goulart

O falecimento, aos 79 anos, de Herberto Goulart provocou sentida consternação em todos os que com ele privaram ao longo da sua...
Europa

Revolta contra Bruxelas

Os operários dos estaleiros navais de Espanha cumprem hoje uma greve de quatro horas contra a intenção de Bruxelas de obrigar as empresas a devolver «ajudas estatais».

Ingerência inaceitável

O Parlamento Europeu decidiu, dia 4, incumbir a comissão parlamentar das Liberdades Cívicas de conduzir um «inquérito aprofundado» sobre os programas de vigilância dos EUA.

Troika pressiona Grécia

Poucos dias após a remodelação governamental realizada na sequência da saída da coligação do...

Protestos na Bulgária

Após três semanas de protestos consecutivos, o presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, reconheceu, no sábado, 5,...
Internacional

Atentado à vida e ao direito

A Bolívia acusa os EUA de estarem por trás do bloqueio imposto por Portugal, Espanha, França e Itália ao avião do presidente Evo Morales.

 

Reformar o Estado

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo advogam o estabelecimento de um quarto poder com capacidade de decisão legislativa e de fiscalização política do Estado.

 

Temas

Um mestre da literatura realista

Aquilino Ribeiro morreu há 50 anos, em 27/5/1963.
No corrente ano comemora-se também o centenário da publicação do seu primeiro livro de contos – Jardim das Tormentas.Estamos perante duas importantes efemérides que justificam que recordemos esse grande nome, não só da literatura portuguesa como da nossa vida colectiva, e cujos restos mortais estão, merecidamente, no Panteão Nacional.Juntemos a tais efemérides uma outra: os 150 anos sobre a extinção do morgadio, em 1863, estrutura fundiária sob a qual decorre a saga familiar que deu origem a uma das obras-primas de Aquilino: A Casa Grande de Romarigães.

Argumentos
Pontos Cardeais

Afinal havia outra

De vez em quando lembro-me daquela máxima que diz «cantas bem mas não me encantas». Então quando ouço,...
Gastronomias

O azul e o negro

Olha Lili, estive a pensar, e esta vida que levamos não dá nenhum prazer, e é todos os dias igual. Pensei que o que...
TVisto

O auto-retrato

Não se falará aqui da crise política supostamente ultrapassada, até porque não serão a...
Aconteceu

Vendas caem em Portugal

As vendas do comércio a retalho recuaram 3,6 por cento, em Maio, no nosso País, face ao mesmo mês de 2012, segundo dados...

Poemas de Duarte Mangas

«A Fome Apátrida da Aves» é o título do novo livro de poemas de Francisco Duarte Mangas, escritor e...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 13...

A semana em resumo

frases

“Eu tenho aqui, senhor secretário de Estado [Sérgio Monteiro], um email que o...