Romper com esta política!

Exigência e clamor nacional em Belém

Com o País a viver uma grave crise so­cial, eco­nó­mica e po­lí­tica, nunca como agora foi tão forte a exi­gência e a ne­ces­si­dade de de­mitir o Go­verno, con­vocar elei­ções e dis­solver a As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Vive-se si­tu­ação in­sus­ten­tável em termos eco­nó­micos e so­ciais

Esta a po­sição de fundo as­su­mida pelo PCP e trans­mi­tida pelo seu Se­cre­tário-geral ao Pre­si­dente da Re­pú­blica no en­contro re­a­li­zado, a pe­dido deste, esta se­gunda-feira.

No final, em de­cla­ra­ções à co­mu­ni­cação so­cial, Je­ró­nimo de Sousa, que es­tava acom­pa­nhado por Jorge Cor­deiro e Fer­nanda Ma­teus, ambos da Co­missão Po­lí­tica, de­fendeu que a pro­posta le­vada a Belém «parte da re­a­li­dade na­ci­onal, dos pro­blemas que estão co­lo­cados ao nosso País, ao nosso povo».

E lem­brou que há sete meses, em en­contro igual­mente com o Pre­si­dente da Re­pú­blica, aler­tara para os pe­rigos de es­tarmos a «ca­mi­nhar para o de­sastre, a con­ti­nuar esta po­lí­tica, este pacto de agressão». «Pas­sados sete meses, a vida deu razão ao PCP. Vi­vemos uma si­tu­ação in­sus­ten­tável, no plano eco­nó­mico e so­cial, agra­vada agora com estes úl­timos acon­te­ci­mentos», su­bli­nhou o líder co­mu­nista.

Je­ró­nimo de Sousa re­feriu ainda que não se trata da mera de­missão de Vítor Gaspar ou de Paulo Portas, mas «da afir­mação do fa­lhanço desta po­lí­tica». E de­pois de chamar a atenção para a cum­pli­ci­dade do Pre­si­dente da Re­pú­blica, caso este per­mita o pros­se­gui­mento desta po­lí­tica e das suas con­sequên­cias, lem­brou que é no povo que re­side a so­be­rania. Re­a­fir­mada pelo di­ri­gente co­mu­nista foi por fim a ne­ces­si­dade ur­gente de uma nova po­lí­tica, pa­trió­tica e de es­querda.

An­te­ontem, Je­ró­nimo de Sousa voltou ao tema, em de­cla­ra­ções à Lusa, para in­sistir na ideia de que «era digno e de­mo­crá­tico» de­mitir o Go­verno, em­bora ad­mi­tisse não es­perar «grande coisa» de Belém.

En­ce­na­ções

A de­cla­ração de Passos Co­elho sá­bado pas­sado sobre o acordo a que che­gara com Paulo Portas me­receu também a pronta re­acção do PCP, com Jorge Cor­deiro, dos or­ga­nismos exe­cu­tivos, a con­si­derar que as «en­ce­na­ções» dos res­pon­sá­veis má­ximos do PSD e do CDS-PP não iludem a der­rota do Go­verno e a ne­ces­si­dade de elei­ções.

Essas são as «duas ques­tões es­sen­ciais que estão co­lo­cadas pe­rante o País», anotou, «por mais en­ce­nadas e pa­té­ticas que sejam as de­cla­ra­ções em que se des­do­bram» os di­ri­gentes da­queles par­tidos.

A res­saltar do quadro po­lí­tico está, assim, por um lado, «um Go­verno po­li­ti­ca­mente der­ro­tado e so­ci­al­mente iso­lado», o qual, «apesar de ob­ce­ca­da­mente agar­rado ao poder, é já parte do pas­sado».

O di­ri­gente co­mu­nista afirmou ainda que o Pre­si­dente da Re­pú­blica «as­sume, nas ac­tuais cir­cuns­tân­cias, a in­teira res­pon­sa­bi­li­dade de todas as con­sequên­cias que re­sultem do pro­lon­ga­mento deste ca­minho para o abismo eco­nó­mico e so­cial».



Mais artigos de: PCP

Facetas desconhecidas da obra de Álvaro Cunhal

Este ano, para além da bi­enal, o es­paço das artes plás­ticas da Festa do Avante! re­vela de­se­nhos e pin­turas iné­ditos de Álvaro Cu­nhal, pro­du­zidos em di­versas fases da sua vida.

PCP reúne com FNAM

Uma delegação do PCP dirigida pelo seu Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, e integrada por Jorge Pires, da Comissão Política, e Paula Santos, deputada na AR, reuniu anteontem, a seu pedido, com a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), representada pelo seu...

Vale a pena lutar

A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP valoriza a vitória alcançada pelos trabalhadores e populações do distrito que, com a sua luta, conseguiram uma vez mais travar a privatização dos infantários da Segurança Social....

Homenagem a Ferreira Soares

As comissões concelhias do PCP de Santa Maria da Feira e de Espinho assinalaram no dia 4 os 71 anos do assassinato pela PVDE do médico comunista Ferreira Soares com a tradicional romagem à campa deste destacado militante comunista no cemitério de Nogueira da Regedoura. Dezenas de pessoas...