Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal
Fundada em 1991 e reunindo ao longo da sua existência alguns dos melhores músicos portugueses, a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal está ligada ao histórico clube que lhe deu o nome, um dos mais antigos da Europa, e foi sucessivamente dirigida por Zé Eduardo, seu fundador, Pedro Moreira e actualmente Luís Cunha.
Interpretando com dinâmica e brilhantismo temas consagrados e composições originais de alguns dos seus membros, a OJHCP protagonizará um dos mais aguardados concertos do Auditório 1º. de Maio.
Bruno Santos Quinteto
Antecipar a actuação do Quinteto de Bruno Santos, destacado guitarristas do jazz português, é citá-lo na apresentação do seu próprio projecto:
«Fazer música de raiz para esta formação foi um desafio aliciante mas ao mesmo tempo pura diversão tendo em conta o privilégio de contar com estes incríveis músicos que misturam várias gerações: João Moreira (trompete), Jeffery Davis (vibrafone), Nelson Cascais (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria). A criatividade de cada um destes músicos enriquece e preenche a música que concebi para este 5to, que mistura várias influências de toda a música que tenho ouvido nos últimos anos. Espero que gostem.»
Rodrigo Amado «Motion Trio» com Matthew Shipp
O jazz contemporâneo, inspirado no vigoroso free jazz dos anos 60 e na música improvisada actual, estará este ano representado pelo «Motion Trio» do saxofonista português Rodrigo Amado, um dos nomes e grupos que, nesta área, mais se têm salientado, tanto no nosso país como internacionalmente. Mais ainda, o veterano trombonista norte-amerricano Steve Swell, convidado especial do «Motion Trio», é um membro activo da cena nova-iorquina deste 1975, ao lado de músicos tão diversos como Lionel Hampton ou Buddy Rich, e ainda Anthony Braxton ou Cecil Taylor, sendo a sua linguagem técnica amplamente multifacetada.