Editorial

OS ABUTRES

Ficamos mais pobres sempre que a morte leva do nosso convívio e rouba à militância partidária, um camarada –...
Opinião
Crónica Internacional

Unidade e luta

Após 15 anos de avanços das forças progressistas e revolucionárias em alguns dos países da América...
Actual

Isto anda tudo ligado...

No passado dia 10, foi colocada numa rotunda de Braga a estátua do terrorista cónego Melo, estando a inauguração...
Actual

O Labirinto

Se ponta de mérito fosse possível descortinar deste «diz que disse» e «foste tu e não eu» no...
Actual

A (con)fusão

As palavras compungidas e indignadas do secretário de Estado (relâmpago) do Tesouro, no momento em que se viu obrigado a...
PCP

A salvação nacional<br> está na derrota desta política

Durante semanas vivemos uma espécie de concurso/novela com um enredo e protagonistas conhecidos, os mesmos que atiraram o País para a situação em que se encontra. Nem faltaram, como há 38 anos acontece, os episódios tendo o PS como protagonista. O PS que votou a favor da moção de censura do Partido Ecologista «Os Verdes» ao mesmo tempo que dialogava com o Governo a «salvação»; o PS que diz baixinho querer eleições, e aceitou conversar com o PSD/CDS-PP uma putativa solução.

A talhe de foice

O faz-de-conta

Há décadas que decorre a captura do regime democrático pelo «bloco dos interesses» da banca, do sector...
Em Foco

Força mobilizadora na qual o povo confia

Amplamente reconhecida pelo trabalho, honestidade e competência, a CDU apresenta às próximas eleições autárquicas um maior número de listas em todo o território nacional comparando com 2009, factor que, a par da obra ímpar realizada, da coerência do seu projecto político e da intensa campanha de esclarecimento e de massas que promove, consolida a CDU como a força mobilizadora na qual o povo pode confiar.

Garantir o presente, lutar pelo futuro

Image 13826

O Avante! prossegue a divulgação do projecto autárquico, das propostas e do trabalho realizado pela CDU. Desta vez, fomos até aos concelhos da Chamusca e de Benavente, no distrito de Santarém, duas autarquias que, a par de Alpiarça, Constância e Sobral de Monte Agraço, têm desenvolvido uma actividade que não teme comparação e que tem como único objectivo de melhorar a qualidade de vida das suas populações.

Francisco Matias e Carlos Coutinho, cabeças de lista da CDU às câmaras municipais da Chamusca e de Benavente, respectivamente, explicaram como estes concelhos se transformaram, em pouco mais de 30 anos; falaram dos principais problemas que afectam a vida das pessoas e perspectivaram como poderá vir a ser o futuro do Poder Local. O panorama não é animador, tendo em conta o que se perspectiva na nova Lei das Finanças Locais. A não ser que seja derrotada a política de direita prosseguida por PS, PSD e CDS, e que a mesma seja substituída por uma política patriótica e de esquerda.

Mas se a CDU, nos órgãos autárquicos onde exerce o poder, tem como objectivo o seu reforço eleitoral, em todos os outros existe a ambição de protagonizar uma mudança radical. É disso exemplo o concelho de Loures: «As pessoas estão bem conscientes da profunda degradação e do descalabro da gestão PS, e sabem que para mudar só contam com a CDU», afirmou, ao Órgão Central do PCP, Bernardino Soares, cabeça de lista à Câmara Municipal.

«A mudança virá com a vitória da CDU»

Força coerente que defende o mesmo nos planos nacional e local, conhecedora dos problemas e aspirações de quem vive e trabalha em Loures, com um inigualável património de trabalho, honestidade e competência no concelho – quer quando esteve à frente da gestão camarária, quer mais recentemente na oposição ao PS –, a CDU candidata-se aos órgãos autárquicos do concelho com a ambição de protagonizar a mudança radical de que o município necessita, sublinhou Bernardino Soares em entrevista ao Avante!.

Rumo bem definido em Benavente

Entre o Tejo e o Alentejo, junto à grande Lezíria Ribatejana fica Benavente. À frente dos destinos deste concelho está a CDU, que, nos últimos 33 anos, tem merecido sempre a confiança da população. «É o reconhecimento do trabalho desenvolvido neste concelho», disse, ao Avante!, Carlos Coutinho, 50 anos, actual vereador e cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Benavente. António José Ganhão, 68 anos, presidente daquela autarquia, vai ser o primeiro candidato das listas da CDU à Assembleia Municipal.

«Novo ciclo» na Chamusca

O concelho da Chamusca situa-se no «coração» do Ribatejo, onde o Rio Tejo «impera» e caracteriza toda aquela região. A pouco mais de um mês das próximas eleições autárquicas, que se realizam no dia 29 de Setembro, fomos conhecer, um pouco melhor, aquela terra, de fortes tradições, onde a CDU, ao longo dos sucessivos mandatos, tem trabalhado em prol da qualidade de vida das pessoas. Falámos com Francisco Matias, vereador na autarquia e cabeça de lista à Câmara Municipal da Chamusca. Ao Avante! falou-nos de um «novo ciclo» que se avizinha, sem deixar cair no esquecimento a experiência, com provas dadas, da gestão do concelho, tanto nos momentos mais fáceis como nos mais difíceis.

PCP

Romper com a política do saque

Jerónimo de Sousa participou, domingo, em duas grandes acções no Sul do País: um almoço em Vila Real de Santo António e um jantar em Silves.

 

Alternativa na Defesa

«Portugal não pode continuar sujeito aos calendários políticos das grandes potências da NATO e de outras agências a ela ligadas», sublinhou Rui Fernandes, da Comissão Política do Comité Central do PCP, anteontem.

Rude golpe na escola pública

Numa conferência de imprensa realizada na sexta-feira, 9, em que participou Jorge Pires, da Comissão Política, o PCP...

PCP presta contas em Braga

O balanço da actividade do deputado do Grupo Parlamentar do PCP eleito pelo distrito de Braga na segunda sessão legislativa da...
Trabalhadores

Ameaçadas pensões de todos

Com a modificação da Lei de Bases da Segurança Social e do regime de aposentação na Administração Pública, o Governo quer cortar nas pensões de todos os actuais e futuros reformados.

Valeu o pré-aviso

«Até ao momento da entrega do nosso pré-aviso de greve, a evolução tinha sido nula», notou a Fectrans/-/CGTP-IN, ao anunciar a suspensão da paralisação que fora marcada para amanhã na Refer.

MEC destrói para privados

O ministro Nuno Crato está a tentar destruir a Escola Pública e há várias medidas que comprovam o objectivo de privilegiar os patrões dos colégios privados, acusou a Federação Nacional dos Professores.

Uma vitória dos bolseiros

«Vitória dos bolseiros de investigação científica», congratulou-se a ABIC, ao fim da tarde de 6 de...

O primeiro AE

Foi conseguido o primeiro Acordo de Empresa da Auto-Estradas Norte Litoral, revelou na semana passada o CESP/CGTP-IN.O acordo final e global...

Greve na SPdH

Num plenário «extremamente participado», no dia 1 de Agosto, os trabalhadores da SPdH reiteraram que estão...
Assembleia da República

Novo assalto aos rendimentos

O Governo decidiu aumentar a contribuição dos trabalhadores da administração pública para os sistemas de protecção social. É um «novo assalto aos rendimentos do trabalho», acusa o PCP.

Respeite-se os direitos

O PCP acusou o Governo de não reconhecer o papel desempenhado pelas organizações sindicais e sócio-profissionais...
Europa

No reino da precariedade

Os contratos «zero horas», que não dão qualquer garantia ao trabalhador, tornaram-se uma prática corrente no Reino Unido, revela um recente estudo de um instituto britânico.

Luta persistente

Os trabalhadores da Dublin Bus, empresa de transporte urbano rodoviário da capital irlandesa, cumpriram três dias de greve, após 14 longos meses de negociações fracassadas.

Governo cai na República Checa

O governo tecnocrata da República Checa, encabeçado por Jiri Rusnok, nomeado em meados de Julho pelo presidente Milos Zeman, foi...

Revelações

De vez em quando os banqueiros brindam-nos com os seus mais secretos pensamentos e elaboradas reflexões, todos eles bastante...
Internacional

Dilma na posse de Cartes

A presidente brasileira Dilma Roussef tenta, na tomada de posse do novo chefe de Estado paraguaio, Horacio Cartes, fazer regressar aquele país ao seio do Mercosul.

PCP condena massacre

O Secretariado do Comité Central do PCP enviou ao Bureau Político do Partido Comunista do México (PCM) uma nota na qual...
Temas
Argumentos
TVisto

Vemos, ouvimos e lemos

As palavras são de Sophia, como bem se sabe, mas espero que ninguém se importe por tê-las chamado para título...
Religiões

O Caos e o «efeito borboleta»…

«Era uma vez uma menina da cidade que foi passear ao campo. Encantada, olhava as flores à sua volta quando, nos ares, surgiu uma...
Festa do Avante!

Um palco aberto para a vida

O Avanteatro, que integra na sua programação as comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal – com duas apresentações do espectáculo da Companhia de Teatro de Almada, inspirado no seu julgamento «Um dia os réus serão vocês» – homenageia o encenador Joaquim Benite, fundador e director da Companhia e um dos mais prestigiados criadores portugueses.

Construir a Festa

Construir pavilhões, vender a EP e dar a conhecer o programa são três das formas de que se reveste a...
Aconteceu

Agricultura ocupa desempregados

A taxa de desemprego em Portugal foi de 16,4 por cento no segundo trimestre, 1,3 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior, mas mais 1,4...

Indústria em queda

O índice de volume de negócios na indústria recuou, em Junho, 4,7 por cento acentuando a queda de 0,9 por cento registada...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Sexta-feira, 16 de Agosto...

A semana em resumo

Frases

“ A redução da taxa de desemprego apresentada pelo INE apenas se deve ao...