Potenciar o desenvolvimento de Constância
No dia 5 de Agosto, uma delegação da CDU de Constância entregou no Tribunal da Comarca de Abrantes as listas completas a todos os órgãos autárquicos do concelho.
Os mais de 170 candidatos - muitos dos quais participam pela primeira vez nestas eleições autárquicas - têm profissões muito diversificadas e uma média de idades pouco superior a 40 anos. «Regista-se com muito agrado a promoção da paridade entre mulheres e homens, com a representação a rondar os 50 por cento por cada um dos géneros», salienta a CDU, a única força política portadora de um projecto autárquico sustentado na experiência e no elevado património de trabalho, honestidade e competência, que o povo de Constância bem conhece.
Melhor para o concelho
A cabeça de lista da CDU à Câmara de Constância é Júlia Amorim, 49 anos, licenciada em Biologia e Geologia, professora e vereadora na Câmara Municipal desde 1994. A candidata foi dirigente associativa no Clube Estrela Verde de Constância, do Movimento Democrático de Mulheres e presidente da Junta de Freguesia de Constância entre 1990 e 1993.
Na sua carta aos munícipes, Júlia Amorim afirma querer o melhor para o concelho e refere que não se conforma que, por razões puramente economicistas, «as pessoas percam a qualidade de vida e os serviços de proximidade».
Este é, para a candidata, «um dos grandes desafios que se colocam: com menos meios enfrentar e minimizar o impacto da crise no empobrecimento das famílias e das instituições do nosso concelho, manter, ou se possível melhorar, a qualidade dos serviços existentes e potenciar o desenvolvimento económico, turístico, cultural, social, educativo e desportivo do nosso concelho».
«Como filha da terra, sinto o concelho como um todo em que Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada e as suas gentes tornam o município ímpar, sendo indispensável a sua afirmação no contexto regional, nacional e internacional», acrescenta Júlia Amorim, frisando: «Conheço bem o concelho, as associações e colectividades, as escolas, o tecido económico e, acima de tudo, as pessoas. Conheço os seus problemas e as suas potencialidades.»
António Mendes é o cabeça de lista à Assembleia Municipal e Anabela Grácio a mandatária das listas da CDU.
Trabalhar com rigor
Na apresentação pública dos candidatos da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal de Constância, Júlia Amorim propõe-se trabalhar com rigor, planeamento, preserverança, inovação e muita proximidade à população, com vista à concretização dos seguintes objectivos:
- Reforçar a coesão do território concelhio e da integração com territórios envolventes;
- Valorizar o potencial humano através do reforço de competências formativas, culturais, sociais e pessoais;
- Manter ou melhorar os níveis de qualidade dos serviços prestados nos diversos equipamentos culturais, científicos, desportivos e educativos do concelho;
- Potenciar o desenvolvimento turístico, rentabilizando a riqueza patrimonial e os recursos naturais existentes nas três freguesias, através de circuitos temáticos;
- Promover, definitivamente, a presença de Camões em Constância como pólo de atracão cultural, científico e pedagógico;
- Fomentar a economia local através do tecido industrial e comercial;
- Prosseguir a revitalização do centro histórico de Constância;
- Lutar para que o concelho não perca serviços de proximidade (finanças, registo civil, conservatória, segurança social, saúde etc.);
- Fomentar a participação activa das populações no desenvolvimento do concelho, através do apoio às colectividades, às instituições de solidariedade social e às paróquias;
- Devolver aos jovens a esperança no futuro;
- Realizar uma gestão firme e de proximidade, com vista à defesa dos direitos e concretização das legítimas aspirações da população do concelho de Constância.