Grupo de trabalho prepara EIPCO

O Grupo de Trabalho (GT) dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) reuniu em Bruxelas, no dia 24 de Agosto, no quadro da preparação do 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que se realizará em Lisboa, de 8 a 10 de Novembro.

Na reunião, acolhida pelo Partido do Trabalho da Bélgica, participaram 17 partidos – incluindo todos os 11 membros do GT –, que procederam a uma primeira troca de impressões sobre a preparação da proposta de declaração final do 15.º EIPCO, tendo adoptado as linhas de enquadramento para este documento, cujo lema é «O aprofundamento da crise do capitalismo, o papel da classe operária e as tarefas dos comunistas na luta pelos direitos dos trabalhadores e dos povos. A ofensiva do imperialismo, a rearrumação de forças no plano internacional, a questão nacional, a emancipação de classe e a luta pelo socialismo».

Os participantes também debateram e adoptaram diversas orientações de trabalho tendo como objectivo o reforço do processo dos EIPCO e da acção comum ou convergente dos partidos participantes, incluindo aspectos relacionados com o seu funcionamento.



Mais artigos de: Internacional

Tambores de guerra

Um ataque à Síria está ser preparado por EUA, Grã-Bretanha e França. Apesar de indicações em contrário, o pretexto é o uso por parte de Damasco de armas químicas contra civis.

Atentado travado

Dois colombianos foram detidos em Caracas quando se preparavam para atentar contra a vida do presidente Nicolas Maduro e do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.

A URSS comparada aos EUA

Há pouco tempo, quando falava num debate sobre os problemas sociais dos EUA (o país em que vivo), perguntaram-me se achava o sistema soviético melhor que o americano. A ratoeira estava montada: depois das derrotas do socialismo no Leste da Europa, a cultura dominante proibiu a esquerda...