- Nº 2076 (2013/09/12)
Galas, saraus e festivais

Alto nível encanta público

Festa do Avante!

Image 14060

Um regalo para os sentidos. É o mínimo que se pode dizer da programação do polidesportivo nas noites de sexta-feira e sábado, inteiramente preenchidas pelo sarau gímnico, pelas galas de artes marciais e danças de salão, pelos festivais de artes marciais e patinagem artística, pelo hip-hop. Tudo ele é cor, luz, movimento, música, beleza corporal, concentração, juventude, destreza física, combinando-se harmoniosamente em exibições de alto nível técnico e artístico que fizeram vibrar o público.

Um ambiente único, com momentos empolgantes, só possível pela enorme entrega de atletas que quiseram dar o melhor de si num lugar que sabem ser diferente e especial.

Tanto assim é que há colectividades que iniciam mais cedo os treinos das suas classes de não competição de forma a estar nas condições devidas para a Festa, como nos contou Helena Candeias, da Comissão Nacional de Desporto na Festa, ela própria ex-atleta de alta competição com o título de campeã europeia por equipas em duplo mini trampolim.

Desejo esse de participar de atletas e clubes que diz bem do prestígio da Festa, diz-nos aquela técnica superior de desporto a quem coube apresentar as 13 colectividades que no Festival gímnico executaram exibições em ginástica rítmica, manutenção masculina, acrobática, ginástica para todos, trampolim e aeróbica.

 

Apoio ao desporto

Convicto de que para os atletas a ida à Atalaia é feita sempre com enorme gosto e prazer, sabendo como sabem de antemão do acolhimento caloroso que lhes é prestado, está Abílio Costa, professor de Taekwondo, 6.º Dan.

Além do «convívio», da oportunidade de «rever amigos», de sentir o «carinho do público», a ida à Festa é ainda ensejo para «mostrar o que fazem, partilhar a alegria pela prática da modalidade de que gostam», confessou aquele dirigente da Associação de Taekwondo do Distrito de Setúbal, estrutura que se fez representar na gala por um colectivo de atletas de alto rendimento de três colectividades (CRD Miratejo, CCR Alto do Moinho e Casa do Pessoal da Siderurgia Nacional), vários deles campeões nacionais e dois medalhados com bronze no campeonato da Europa realizado este ano em Espanha.

Esta é uma modalidade com forte implantação no distrito de Setúbal, tendo para isso muito contribuído as colectividades (que souberam abrir as suas portas aos treinadores), bem como as autarquias, em particular a Câmara do Seixal, que sempre apoiou o desenvolvimento da modalidade.

Por isso Abílio Costa não poupa elogios ao trabalho da autarquia, lembrando a propósito as iniciativas por aquela dinamizadas no domínio desportivo, como as Seixalíadas, e, no capítulo concreto do Taekwondo, o importante apoio dado à realização de torneios que foram os maiores da Europa, a três Open Portugal, à Taça das Nações Lusófonas e a um sem número de campeonatos nacionais. O que faz do concelho do Seixal a «casa do Taekwondo», afirma com orgulho.

 

JC