Resultados das eleições autárquicas

CDU mais forte no poder local

Na edição do Avante!, em dis­tri­buição, são pu­bli­cados vá­rios qua­dros, que per­mitem co­nhecer e ana­lisar os prin­ci­pais re­sul­tados das elei­ções de 29 de Se­tembro para os ór­gãos das au­tar­quias lo­cais, de­sig­na­da­mente, em com­pa­ração com o acto elei­toral de 11 de Ou­tubro de 2009.

Ao longo de 20 pá­ginas, os lei­tores en­con­tram:

- re­sul­tados to­tais na­ci­o­nais, para as as­sem­bleias de fre­guesia, as­sem­bleias mu­ni­ci­pais e câ­maras mu­ni­ci­pais;

- re­sul­tados por con­celho, para as câ­maras mu­ni­ci­pais, das cinco listas mais vo­tadas em cada um;

- e os re­sul­tados da CDU, a nível na­ci­onal e de dis­trito ou re­gião au­tó­noma.

Pu­bli­camos ainda as listas das juntas de fre­guesia e câ­maras mu­ni­ci­pais onde a CDU detém a pre­si­dência.

Os dados foram tra­ba­lhados com base nos re­sul­tados pro­vi­só­rios, for­ne­cidos pela Di­recção para a área da Ad­mi­nis­tração Elei­toral (Di­recção-Geral de Ad­mi­nis­tração In­terna, MAI), ao fim da tarde de se­gunda-feira, fal­tando apurar uma fre­guesia (con­sulte aqui).

 

Juntas de fre­guesia de pre­si­dência CDU

A com­pa­ração dos re­sul­tados elei­to­rais nas fre­gue­sias é di­fi­cul­tada pela ex­tinção de fre­gue­sias, le­vada a cabo pelo PS, pelo PSD e pelo CDS. O nú­mero de fre­gue­sias passou de 4260, nas elei­ções de 2009, para 3094, no es­cru­tínio do pas­sado do­mingo.
As 169 fre­gue­sias e uniões de fre­gue­sias (UF) onde a CDU agora elegeu pre­si­dentes de Junta equi­va­le­riam a 235 fre­gue­sias no mapa ad­mi­nis­tra­tivo de 2009.
A CDU venceu em 27 fre­gue­sias e uniões de fre­gue­sias, onde não era mai­o­ri­tária no man­dato findo. Estas abarcam o ter­ri­tório cor­res­pon­dente a 33 fre­gue­sias, no mapa de 2009.
As 142 mai­o­rias, que a CDU mantém, re­pre­sentam 202 fre­gue­sias antes da «re­forma». Mas, nas UF que aqui estão con­tadas, há 34 fre­gue­sias ex­tintas que não eram de mai­oria CDU.
Nos casos que só agora passam a ter pre­si­dentes de Junta da CDU, in­dica-se a força mai­o­ri­tária nas elei­ções de 2009.

Dis­tritos

A CDU elegeu 44 pre­si­dentes de Junta no dis­trito de Se­túbal, 37 em Beja, 26 em Évora, 16 em Lisboa, 16 em Por­ta­legre, 11 em San­tarém, 4 em Coimbra, 3 em Faro, 3 em Leiria, 2 em Braga, 2 no Porto, 2 em Viana do Cas­telo, 1 em Cas­telo Branco, 1 na Guarda e 1 em Viseu.

- Lista de juntas de fre­guesia de pre­si­dência CDU

 

Câ­maras mu­ni­ci­pais de pre­si­dência CDU

A CDU ganha as pre­si­dên­cias das câ­maras mu­ni­ci­pais de Alan­droal, Al­cácer do Sal, Beja, Cuba, Évora, Grân­dola, Loures, Mon­forte, Silves e Vila Vi­çosa. Perde as pre­si­dên­cias das câ­maras mu­ni­ci­pais de Cha­musca, Crato, Nisa e Vendas Novas. 

- Lista de Câ­maras Mu­ni­ci­pais de pre­si­dência CDU


 



Mais artigos de: Em Foco

Vitória da CDU dá mais força<br> e confiança na luta

O Co­mité Cen­tral do PCP, reu­nido a 1 de Ou­tubro, pro­cedeu à aná­lise dos re­sul­tados das elei­ções au­tár­quicas do pas­sado dia 29 e às re­per­cus­sões na ac­tual si­tu­ação po­lí­tica, ana­lisou as­pectos da evo­lução da si­tu­ação eco­nó­mica e so­cial e da crise po­lí­tica e ins­ti­tu­ci­onal dela de­cor­rente, pro­cedeu a uma ava­li­ação do de­sen­vol­vi­mento da luta de massas e das exi­gên­cias dela re­sul­tante na acção da or­ga­ni­zação par­ti­dária e fixou as ta­refas e di­rec­ções de tra­balho es­sen­ciais com vista à di­na­mi­zação da ac­ti­vi­dade do Par­tido e ao seu re­forço.

Câmaras municipais<br>de presidência CDU

  Alandroal – Mariana Rosa Gomes Chilra Alcácer do Sal – Vítor Manuel Chaves de Caro Proença Alcochete – Luís Miguel Carraça Franco Almada – Joaquim Estevão Miguel Judas Alpiarça – Mário Fernando Atracado Pereira Alvito...

Juntas de freguesia<br>de presidência CDU

Beja Aljustrel: Ervidel Alvito: Alvito Barrancos: Barrancos Beja: Baleizão, Cabeça Gorda, Nossa Senhora das Neves, Santa Clara do Louredo, UF Albernoa e Trindade, UF Beja (Salvador e Santa Maria da Feira, ambas PS), UF Salvada e Quintos (PS), UF Santa Vitória e...