Editorial

UM COMÍCIO MEMORÁVEL

Festa, alegria, comoção, lágrimas, combatividade, determinação, camaradagem, fraternidade,...
Opinião
A talhe de foice

O gato persa

Para além de todas as dívidas que dizem que cada um de nós tem, incluindo quem não deve nada a ninguém por...
Actual

Amigalhaços

Defraudados estarão os que imaginaram, por ingenuidade ou credulidade, que da recauchutagem operada no Governo em período...
Actual

Assassinos grandes e pequenos

«Estava na minha cama às 11h.45 da noite quando ouvi barulho e vi helicópteros a pairar. Avisaram através de...
PCP

O OE e a Segurança Social pública

O Orçamento do Estado para 2014 prossegue o ataque ao direito de todos os portugueses à Segurança Social ao concretizar objectivos expressos no pacto de agressão e plasmados nos orçamentos anteriores.

 

Crónica Internacional

Encontro Internacional

O 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários trouxe a Lisboa, no passado fim-de-semana, representantes de 77...
Em Foco

Um «obrigado» que é um compromisso

O comício comemorativo do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que no domingo tingiu de vermelho o Campo Pequeno, foi uma inequívoca manifestação de reconhecimento por uma vida de singular militância revolucionária e uma obra notável, com consequência directa no derrubamento da ditadura fascista e no curso da Revolução de Abril, que apontou o País ao socialismo. Mas foi, sobretudo, uma confirmação particularmente incisiva de que a luta a que Álvaro Cunhal dedicou toda a sua vida continua. E será vitoriosa.

 

PCP

Dignificar a Justiça

O PCP esteve reunido, anteontem, com representantes do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e da...
Trabalhadores

A hora é de luta

«Se o ataque é brutal, a resposta esteve à altura», concluiu a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, a propósito da grande greve de dia 8, reiterando que «a hora é de luta, pelo chumbo do Orçamento do Estado, contra as políticas de direita, pelo derrube deste Governo e a marcação de eleições antecipadas».

Pingo Doce contra a lei

O «banco de horas individual» que o Pingo Doce quer significaria trabalho a mais para sempre. O CESP/CGTP-IN aconselhou os trabalhadores a recusá-lo por escrito no prazo legal.

Guião para o assalto

As linhas expressas no «Guião para a Reforma do Estado» apontam para «um brutal retrocesso social e um salto quantitativo e qualitativo no ataque às funções sociais do Estado, sem precedentes», considera a CGTP-IN.

Contestação nos quartéis

As associações representativas dos militares convocaram para 25 de Novembro uma jornada de luta conjunta contra o Orçamento do Estado para 2014.

 

Polícias com mais razões

A reunião do secretário de Estado adjunto da Administração Interna com a APG/GNR veio dar mais razão...
Assembleia da República

Menor qualidade e acessibilidade

A bancada comunista requereu a apreciação parlamentar dos dois decretos-lei que definem, um, o regime jurídico das convenções com o Serviço Nacional de Saúde, o outro, a transferência de hospitais para as Misericórdias.

Exploração laboral no Alqueva

O PCP denunciou a existência de casos de exploração laboral e de trabalho clandestino na área do Alqueva, sublinhando que tais exemplos são reveladores de que «há muita propaganda» mas não é certo que o «anunciado sucesso da agricultura portuguesa» seja uma realidade.

Transferir mais riqueza para o capital

Urge realizar uma reforma fiscal que alivie a carga tributária sobre os rendimentos dos trabalhadores, o consumo das famílias e a actividade das micro, pequenas e médias empresas.

Arquivo Sonoro Nacional

Foi inviabilizado pela maioria PSD/CDS-PP, com abstenção do PS e os votos favoráveis das restantes bancadas, o projecto...

O direito ao tratamento adequado

Foi inviabilizado pelos partidos da maioria governamental o projecto de resolução do PCP que pugnava pelo direito ao tratamento...

A inércia do Governo

O deputado comunista Paulo Sá acusou o Governo de nada fazer para prevenir a produção de resíduos perigosos...
Nacional

As duas faces da política do Governo

«Portugal não gasta mais do que a generalidade dos países europeus com as funções sociais do Estado. A crise social e económica que nos afecta é o resultado das políticas seguidas», alerta o Movimento Democrático de Mulheres.

PS mente em Beja

Segundo o novo executivo da Câmara de Beja, da CDU, a dívida total da autarquia é de 27 milhões de euros (13,6...

Chumbo do PSD

A Assembleia Legislativa da Madeira, chumbou, no dia 29 de Outubro, com os votos contra do PSD, quatro propostas de projectos de decretos...
Europa

Pôr fim ao pesadelo

Trabalhadores dos diferentes sectores realizaram, dia 6, na Grécia, a quinta greve geral do ano contra as políticas de empobrecimento que têm devastado a economia do país.

Greve pelo emprego

Os trabalhadores das empresas concessionárias da recolha de lixo e manutenção de jardins de Madrid estão em greve por tempo indeterminado em defesa dos postos de trabalho.

Valência encerra TV

O presidente do governo regional de Valência (Espanha) anunciou, dia 6, o encerramento da rádio e televisão regional...
Internacional

Solidariedade internacionalista

No Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) que decorreu em Lisboa, entre sexta-feira e domingo, 77 organizações oriundas de 63 países de todos os continentes participaram num vivo debate e análise, tendo aprovado 13 linhas e iniciativas de acção comuns e convergentes.

Empenhados na luta

Intervindo no 15.º EIPCO em nome do PCP, Pedro Guerreiro abordou a situação política e...

Gdeim Izik na luta

Marrocos reprimiu um protesto saaráui convocado para assinalar o terceiro aniversário do desmantelamento do acampamento de Gdeim Izik. Nos cárceres, os presos cumpriram uma greve de fome de 24 horas.

Argumentos
TVisto

Noventa e seis anos

Como sabemos, como não esquecemos, foi há noventa e seis anos que numa Rússia feudal, despótica,...
Gastronomias

A despedida

Para o Zé Casanova, porque sim e pelos muitos anos de camaradagem, respeito e amizade (Couço-Lisboa)   Sim, Sofia,...
Aconteceu

Emprego continua a diminuir

Estimativas do Instituto Nacional de Estatísticas, divulgadas dia 7, apontam para uma taxa de desemprego no 3.º trimestre de 15,6...

… Precariedade aumenta

As estimativas do INE mostram ainda uma redução de 2,5 por cento do número de trabalhadores por conta de outrem, no...

«Tertúlias no Forno»

Tiveram início no passado fim-de-semana os encontros/convívios no «Forno», em que amigos se juntam para falar e...

Portugal mais envelhecido

Portugal é actualmente o sexto país mais envelhecido do mundo, tendo a taxa de natalidade mais baixa da Europa. Segundo...

Imobiliário em queda

Os preços de venda de casas, em Portugal continental, voltaram a descer em Setembro, registando uma diminuição mensal de...

Teatro português em S. Paulo

As companhias portuguesas Cia. Teatro Constantino Nery de Matosinhos, Teatro Extremo, Cia Chão de Oliva e Teatro Art'Imagem participam...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP      Basta de...

A semana em resumo

Frases

“Estar na Constituição [a regra de ouro] não é garantia de que...