Livro de José Soeiro apresentado em Beja
O livro «Reforma Agrária – A Revolução no Alentejo» da autoria de José Soeiro, foi apresentado, no sábado, 30, no salão da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, em Beja.
Para além das palavras do autor, a apresentação da obra coube ao professor catedrático Fernando Oliveira Batista, ministro da Agricultura dos IV e V governos provisórios liderados pelo General Vasco Gonçalves.
No final da sua pormenorizada intervenção, remeteu-nos para uma passagem do último discurso de José Soeiro como deputado na Assembleia da República, em Julho de 2010, por ocasião do 35.º aniversário da Reforma Agrária, incluído no livro: «A Reforma Agrária garantiu emprego a todos os desempregados. Permitiu o regresso de emigrantes. Travou a desertificação. Aumentou a produção e a produtividade. Diversificou culturas. Aumentou o regadio. Criou lojas e cantinas. Introduziu formas novas de gestão e organização no trabalho. Melhorou salários e condições de trabalho. Garantiu acesso ao regime geral da segurança social. Rasgou novos horizontes para a juventude. Criou e apoiou creches, infantários, centros de dia, lares, postos médicos. Gerou cultura, alegria, festa. Vivificou o mundo rural. Animou a economia.»