- Nº 2093 (2014/01/9)

Greve pelo AE

Trabalhadores

Estiveram anteontem em greve, com elevada adesão, os trabalhadores da Rodoviária do Tejo, em defesa do Acordo de Empresa, cuja caducidade, requerida pela administração, foi publicada no BTE a 29 de Dezembro. Devido à chuva, não se realizou a anunciada concentração na cidade de Torres Novas. Na sede da empresa, reuniram-se em plenário várias dezenas de trabalhadores, que aprovaram uma resolução e foram entregá-la em mão no gabinete dos administradores. Um dirigente do Sindicato dos Transportes Rodoviários e Urbanos, da Fectrans/CGTP-IN, referiu à Lusa que, para além do plenário em Torres Novas, houve adesão praticamente total em alguns locais de trabalho, como Chamusca, Cartaxo ou Alcoentre.

A federação informou que a determinação dos trabalhadores, nesta jornada, «levou a que a administração, sem perder o seu objectivo central de aumentar a exploração de quem trabalha, tenha suavizado as suas medidas, não procedendo a alguns cortes anunciados».

No documento entregue à administração recorda-se que o AE que esta ataca é o mesmo que tem permitido acumular resultados positivos de milhões de euros, como sucedeu em 2012. O sindicato e a federação ficaram mandatados para, caso a administração persista na eliminação de direitos, marcarem novas acções de luta.