Mais força na Soporcel

Em De­zembro, quase duas cen­tenas de tra­ba­lha­dores da So­porcel sin­di­ca­li­zaram-se no SITE Centro-Norte, da Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN. Pela pri­meira vez, desde 1984, ano da en­trada em fun­ci­o­na­mento da fá­brica de Lavos (Fi­gueira da Foz), foram eleitos de­le­gados sin­di­cais e está a ser di­na­mi­zada a co­missão de tra­ba­lha­dores, inac­tiva há uma dé­cada.

Os dados foram re­fe­ridos pela agência Lusa, ao no­ti­ciar que cerca de 300 tra­ba­lha­dores da pa­pe­leira de­ci­diram em ple­nário, no dia 27 de De­zembro, exigir a sus­pensão do pro­cesso do novo fundo de pen­sões da So­porcel, que lhes re­tira be­ne­fí­cios e leva a que percam di­nheiro.

«De­pois de parar o pro­cesso, vamos tentar cla­ri­ficar me­lhor esta si­tu­ação», ex­plicou An­tónio Mo­reira, co­or­de­nador da União de Sin­di­catos de Coimbra.

A So­porcel é a maior em­presa do con­celho da Fi­gueira da Foz e uma das prin­ci­pais ex­por­ta­doras do País, com cerca de 700 tra­ba­lha­dores.




Mais artigos de: Trabalhadores

CGTP-IN reforça apelo à luta

A In­ter­sin­dical marcou uma jor­nada na­ci­onal para 1 de Fe­ve­reiro e exortou todos os tra­ba­lha­dores a in­ten­si­fi­carem a luta diária contra a ex­plo­ração e pela de­missão do Go­verno, com an­te­ci­pação das elei­ções le­gis­la­tivas, que é hoje «um ob­jec­tivo de­ci­sivo e ina­diável para o fu­turo ime­diato do povo por­tu­guês».

Desespero do Continente

Muitos tra­ba­lha­dores dos hi­per­mer­cados Con­ti­nente de­cla­raram por es­crito que não aceitam o «banco» de horas, o que levou a em­presa a si­tu­a­ções ex­tremas, como de­nun­ciou o CESP/​CGTP-IN.

Todos pela escola pública

De­fender a es­cola pú­blica de qua­li­dade, de­mo­crá­tica, gra­tuita e para todos será a maior e prin­cipal luta na Edu­cação, em 2014, para que este não seja o «annus hor­ri­bilis» que o Go­verno se pre­para para impor.

Santa Casa discrimina

«Vive-se um espírito de “apartheid” de horários e salários» na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que desde Outubro impôs oito horas por dia (40 horas semanais) aos cerca de 1200 trabalhadores que são funcionários públicos. Estes...