- Nº 2098 (2014/02/13)
Agricultores manifestam-se em Lisboa

Abril de luta!

Nacional

A luta forçou o Executivo PSD/CDS a adiar o prazo das novas imposições fiscais dirigidas aos agricultores. Exigindo a sua anulação, a CNA e as suas filiadas vão realizar, no início do mês de Abril, uma grande manifestação em Lisboa.

 

«O Governo continua a querer obrigar todos os pequenos e médios agricultores a colectarem-se nas Finanças – agora até 30 de Abril – e a passarem facturas sempre que vendam um litro de vinho, umas batatas, couves ou um coelho», adverte a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), informando os agricultores que, depois de se colectarem, vão passar a receber «notificações para pagarem contribuições na Segurança Social».

Se não pagarem, os agricultores deixarão de receber o «gasóleo verde» e não poderão candidatar-se a novos projectos de investimento. «Tudo isto são já más consequências deste processo da inscrição obrigatória nas Finanças», salienta a CNA, adiantando que «no espaço de um ano, o Governo teve já de adiar por quatro vezes o prazo de inscrição obrigatório nas Finanças, o que, só por si, demonstra que a medida é confusa, desadequada e injusta».

Neste sentido, para exigir a anulação destas novas medidas fiscais, a CNA e as suas filiadas agendaram para o início do mês de Abril, em Lisboa, uma concentração nacional, que servirá ainda para reclamar, entre outras medidas, mais investimento público na agricultura familiar.